sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Temperos


Temperos são uma alternativa saudável para realçar o sabor dos alimentos preparados. Podem ser folhas, sementes, grãos, entre outros. Além de serem saborosos, são ricos em vitaminas e minerais, ajudando na manutenção do organismo.

Alecrim: excelente em pratos com carneiros, sopas, assados, marinados, peixes e frutos do mar, e também em molho de tomate, batatas, couve flor, espinafre, cogumelos, frutas, sucos e pães.

Salsa: utilizada dentro e sobre as comidas. Dá sabor a canapés, sopas, saladas verdes, pães, molhos, carnes, recheios.

Manjericão: conhecido com a “erva do tomate”, pode ser utilizado em recheios, macarrão, arroz, porco, hambúrguer, pão, pato, lagosta, camarão, peixe, vitela, pizza, saladas verdes, sopas, batatas, molho de churrasco.

Tomilho: é usado para temperar carnes, aves e peixes. Pode ser adicionado a pratos com tomate ou queijo também.

Louro: fica bem em molhos, peixes, aves, carnes de panela e arroz. Retire as folhas antes de servir, para não amargar a comida.

Noz moscada: pode ser utilizada em pratos doces, e para realçar o sabor de carnes e legumes. Também pode ser salpicadas em bebidas com leite, quentes ou geladas, frutas, pudins e sopas.

Cravo: use em bebidas, assados de panela, marinados, molhos, picles, sopas. Cravos moídos, podem ser utilizados em bolos temperados, bolos de frutas, pão de gengibre, pudim de ameixa, molhos.

Canela: uma das especiarias mais versáteis e conhecidas. Combina com pratos com maçã, ameixas, cozimento de legumes, chocolate quente, vinho e compotas de frutas. É bastante comum temperar o vinho com canela e toma-lo quente. Usada também no preparo de torrada, pão doce, sopa, chocolate quente, pudim de ameixa, bolinho de maçã, carnes assadas.

Gengibre: usado em picles, caldas, bebidas, molho teriyaki, conservas, chás, não podendo esquecer-se do seu uso indispensável no quentão. Quando moído, é utilizado em molhos, sopas, carneiro, porco, aves, chutney, conservas, saladas. Além de ser uma excelente combinação com outras especiarias.

BioFach América Latina


Nos dias 28, 29 e 30 de outubro ocorrerão no Transamérica Expo Center em São Paulo a BioFach América Latina e a ExpoSustentat, feiras internacionais de produtos orgânicos.

A BioFach é uma feira onde os produtores orgânicos expõem seus produtos e métodos para a criação orgânica de alimentos. E a ExpoSustentat é a única feira na América Latina que aborda o tema Desenvolvimento Sustentável com a BioFach, para oferecer aos expositores e visitantes uma oportunidade privilegiada para contatos e negócios.

Quem estará marcando presença nessas duas feiras é a Organic Beef, informando os visitantes sobre seu método de produção orgânica e o trabalho social envolvido.

Combinações de frutas


Fazer sucos de uma só fruta pode-se tornar algo entediante. Que tal inovar com combinações diferentes de frutas?

Abacaxi com hortelã: a combinação, além de clássica e deliciosa, é altamente digestiva e diminui os gases retidos no organismo.

Hortelã e uvas: farelo de aveia ajuda no funcionamento intestinal e na eliminação de gorduras nocivas, como o colesterol e a triglicérides.

Abacaxi, figo e gengibre: diminui o colesterol e favorece o trabalho da vesícula biliar.

Maçã e alface: funciona como um antidepressivo leve e vasodilatador, que ativa também a memória e combate a ansiedade e o estresse.

Maçã e brotos: é refrescante, relaxante e rejuvenescedor. Você também pode usar ramos de salsinha, que têm função diurética e adstringente.

Pêra, banana e alface: indicado para quem sofre de insônia.

Laranja com couve: fonte de ferro e vitamina C, que ajudam no combate da anemia.

Com leite ou com água?
O preparo de sucos com leite não é recomendado, pois o leite é um alimento de difícil digestão. Com água eles ficam mais leves e mais refrescantes. Qualquer fruta pode ser batida com água.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Sais Minerais


São nutrientes com função reguladora e plástica no organismo. Encontrados em carnes, laticínios, legumes, verduras, frutas, entre outros. A ausência desses minerais no organismo pode provocar bócio, cáries, anemia, entre outras doenças.

Os principais sais minerais necessários ao organismo são: ferro (glóbulos vermelhos do sangue), cálcio (ossos e dentes), fósforo (músculos), magnésio (contração muscular), zinco (sistema imunológico), sódio e potássio (estímulos nervosos), flúor (ossos e músculos).

Uma carne de qualidade


Para saber se uma carne está adequada para o consumo, alguns aspectos devem ser levados em conta. Além de verificar o local onde a carne foi armazenada e a higiene com a qual ela é manipulada, a carne em si deve ter os seguintes aspectos:

- Cor vermelho-cereja, maciez ao ser apertada, aroma fresco, fibras firmes. Presença ou não de sangue é opcional.
- Se a carne for embalada a vácuo, deverá apresentar uma cor mais escura pela ausência de oxigênio na embalagem. Quando for retirada da embalagem, a cor deverá clarear naturalmente.
- A presença de ar em uma embalagem de carne só deve haver se for em cortes preparados pelo próprios pontos de venda.
- Preste também atenção na gordura. Deve ser de cor clara e de distribuição uniforme por toda a carne, indicando saúde do animal abatido.
- Se houve manchas enegrecidas/esverdeadas na carne, não compre!
- Pesquise a origem da carne: qual foi o seu frigorífico de origem, como foi o abatimento do animal, em quais condições.

Água


É o nutriente principal do organismo, indispensável a todas as formas de vida. Na presença dela, todas as reações ocorrem.

O corpo humano precisa essencialmente de água líquida e doce (com poucos sais), cerca de 1,5l por dia. Cerca de 70% da água disponível é salgada em excesso: a água dos mares e oceanos. Cerca de 1% de toda água do mundo é disponível para o consumo.

Já existem países que sofrem com a escassez de água, tornando a economia desse recurso uma questão de sobrevivência.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Vitaminas C e D


A vitamina C é a vitamina mais popular. Dá resistência a ossos, dentes, tendões e vasos sanguíneos, além de ser um poderoso antioxidante. É encontrado em frutas, principalmente as cítricas, e também em algumas verduras.

Já a vitamina D promove a absorção de cálcio, essencial para o crescimento de ossos e dentes. Também atua no coração, no cérebro e no pâncreas. É encontrado no óleo de fígado de bacalhau e também é produzido pela pele em contato com o sol.

Avitaminoses relacionadas:
Escorbuto: causada pela ausência de vitamina C, tem por sintomas hemorragias nas gengivas, inchaço com pus, dores nas articulações, feridas que não se cicatrizam, além de desestabilização dos dentes.
Raquitismo: causada pela ausência de vitamina D, ou de sua produção adequada pelo organismo. Provoca má formação dos ossos inibindo um crescimento saudável.

Complexo B


É um conjunto formado por oito vitaminas que atuam no metabolismo celular. São encontradas em diversos alimentos como leguminosas, integrais, carnes, frutas, verduras, aves, cogumelos, entre outros.

Avitaminoses relacionadas:
Beribéri: provocada pela ausência de vitamina B1, provoca fraqueza muscular e dificuldades respiratórias. Também pode ser provocada por um fungo que inibe a absorção da vitamina.
Pelagra: provocada pela ausência de vitamina B2, causando dermatite, diarreias e demência (os três D's). Vitamina PP nada mais é que a vitamina B2, Preventiva a Pelagra.

Vitamina A


Uma das mais importantes vitaminas, trabalha principalmente na visão. Também é um antioxidante, porém recomenda-se cautela em seu consumo.

Encontrada em frutas, como abacate, caju, pêssego, mamão, cenoura, e alimentos como fígado bovino, leite, gema de ovos e óleo de fígado de bacalhau.

Avitaminoses relacionadas:

Avitaminose é a doença causada pela ausência de determinadas vitaminas no organismo.

Cegueira Noturna: é a dificuldade de visão em ambientes de luz fraca.
Xeroftalmia: é o endurecimento da córnea, prejudicando a visão. Ocorre também dificuldades no revestimento de pulmões, intestinos e outros tecidos. Pode levar à cegueira. Também é provocada pela ausência de proteínas no organismo, o que impede o transporte da vitamina à célula.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Limpeza Verde


O respeito ao meio ambiente deve estar também na limpeza da casa. Muitos produtos usados na limpeza têm substâncias que agridem gravemente o meio ambiente, principalmente por não serem decompostos com facilidade.

Deve-se, então, não só prestar atenção às embalagens que se compra, também ao conteúdo delas. No rótulo deve haver informações sobre os componentes da fórmula, instruções de uso, e sua toxidade ao ambiente. Dê preferência aos produtos biodegradáveis e recicláveis.

Crie também alternativas aos produtos tradicionais. Água e sabão podem limpar a maioria dos cômodos da casa sem produzir danos excessivos ao ambiente, e ainda economizar nos gastos.

Natação


É um dos esportes mais saudáveis para se praticar, também um dos mais antigos. Registros de pinturas rupestres mostram que o ser humano primitivo já tinha conhecimento sobre se deslocar na água sem ajuda de barcos ou algo do gênero.

Nadar trabalha todas as partes do corpo, gasta muita energia, é recomendada para pessoas com problemas respiratórios, além de ser o único exercício recomendado para menores de três anos.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Banho


O banho é sinônimo de purificação em todos os sentidos, sejam eles religiosos ou bio-químicos. Limpeza de células mortas, agentes patogênicos, baixas energias; revigorante corporal e mental.

Apesar de muitos povos não terem o hábito de tomar banho com frequência, é recomendado tomar pelo menos um banho todos os dias para limpar o maior órgão do corpo humano, a pele.

Para não desperdiçar água, seguem algumas dicas:
- Na hora de ensaboar, feche o registro. Fica um pouco complicado depois para abrir, então não o aperte muito.
- Quando for abrir o chuveiro, deixe um balde embaixo para aquela água inicial (de quando estamos medindo a temperatura) seja usada em outros recursos (como lavar louça).
- Faça xixi no banho. Parece ridículo, ou bizarro, porém se economiza muita água, já que costuma-se exagerar na hora de dar descarga.
- Lave suas roupas de baixo, como calcinhas e cuecas.
- Economize ao máximo o tempo no banho, deixando certas coisas para fazer depois (ou antes), como cortar unhas.

Quando for ao supermercado


Além de verificar a higiene do local, e a condição dos alimentos, preste atenção em como levará o que comprou para casa. Apesar de ser um hábito usar as sacolinhas plásticas que o próprio estabelecimento fornece, isso pode custar caro para o meio ambiente, já que não são facilmente decompostas e pouco recicláveis.

Fica então a sugestão de levar sua própria sacola de mercado, ou o famoso carrinho de compras, que marcou época no século passado. Laváveis, práticos, duráveis, são as melhores alternativas na hora de fazer compras.

Caso tenha comprado e usado as sacolinhas plásticas, não se preocupe. Há sempre como reutilizá-las depois das compras:

- Use-as no lugar dos sacos de lixo, aproveitando para colocar duas ou três para evitar que arrebentem.
- Quando for passear com algum animal de estimação, leve algumas sacolas para recolher suas fezes.
- Se quebrou algum membro, enfaixe o gesso (ou a atadura) com sacolas plásticas para evitar que molhe por dentro.
- No lugar de jornal, que é reciclável, use as sacolinhas na hora de pintar ou reformar a casa.
- Trabalhe com a criatividade, sempre há mais uma utilidade (ou várias) para as sacolinhas plásticas!

Sopa de Músculo com Legumes


Por mais calor que se faça durante o dia, são frequentes as noites frias, que nos convidam a tomar sopinhas ou comer algo "quentinho". Fica então a dica de uma sopinha saudável e saborosa para aqueles momentos de friozinho:

Ingredientes:
1 peça de músculo Organic Beef
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa)de azeite
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
2 litros de água
4 ramos de salsa picados
2 talos de cebolinha picados
3 batatas médias
2 cenouras grandes
150 g de vagens
1 talo de salsão
1 xícara (chá) de ervilhas frescas

Preparo:
1º: Limpe bem o músculo e corte-o em cubos pequenos. Tempere com sal e pimenta moída na hora.

2º: Aqueça o azeite na panela de pressão e doure os cubos de carne. Acrescente a cebola e o alho, e deixe dourar, mexendo sempre. Despeje a água e junte a salsa e a cebolinha. Cozinhe por cerca de 45 minutos (depois que formar a pressão) ou até que o músculo esteja macio.

3º: Pique os legumes em cubos bem pequenos e adicione-os, junto com as ervilhas, à panela assim que a carne estiver macia. Deixe cozinhar por mais 15 minutos, sem a pressão.

4º: Verifique o tempero e corrija-o, se necessário. Sirva a sopa imediatamente.

Mais receitas em www.organicfriboi.com.br