sexta-feira, 19 de março de 2010

Pulseiras Ecológicas

Aqui no blog adoramos dar dicas que vocês podem fazer me casa e ficamos particularmente encantados com a ideia da blogueira Maíra Fontoura (link do blog aqui!) de fazer as pulseiras ecológicas!


Como fazer:
Pegar uma caixa de leite e cortar em tiras de 3 cm de altura e 20 cm de largura. Quatro tiras são o suficiente para que fique bem dura. Depois reforce com fita crepe ou outra fita que tiver em casa. Corte uma tira de tecido, dobre no meio, cole a ponta, depois vá enrolando o tecido até cobrir toda pulseira. Finalize colando a pontinha por dentro.
A cola recomendada é a adesivo de silicone.

Vocês têm mais ideias dessas?

quinta-feira, 18 de março de 2010

Cartão com Mini Jardim

Um dos vídeos mais fofos que encontramos ultimamente na internet é o do PostCarden, uma mistura entre Postcard e garden.
Veja o vídeo:



O mais legal nesta ideia é presentear uma criança para incentivar nela a vontade de cultivar plantas em casa, criar o interesse nas pessoas em ver a vida se desenvolvendo.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Lavando o carro com pouca água

" A partir de 1º de junho, os lavadores de carros que circulam pelos estacionamentos públicos do Distrito Federal terão que fechar a torneira. Um decreto local proibiu o uso de água na atividade. Enquanto o dia não chega, a medida vai produzindo ecos.

O Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados, por exemplo, já anunciou que, daqui para frente, nada de mangueiras. Cada veículo oficial – 77 no total – só poderá desfrutar de 200 ml de água em suas latarias, a cada lavagem. O procedimento convencional joga ralo abaixo 80 litros de água por automóvel."
Via Blog do Greenpeace.


Esta ideia serve para a gente tembém, lavar o carro com a torneira aberta é uma das piores e mais comuns maneiras de desperdiçar água.
Substitua a mangueira por um balde com pano para retirar a sujeira do veículo.
Procure usar um pano macio ou uma esponja para espalhar o shampoo biodegradável para carros e para retirar o produto.

Lave-o na seguinte ordem:
Teto;
Vidros e colunas de portas;
Capô e porta malas;
Laterais: do vidro até local do friso. Isto é mais ou menos a metade da lateral, alinhada com as bordas de paralama. A parte que fica abaixo disso acmula maior sujeira, por isso é feito separado, para estes grãos de sugeira não fazer akeles pequenos riscos circulares sobre o verniz.
Laterais: parte de baixo dos frisos.
Pneus e rodas.

Para secar, deixe o carro sempre na sombra.
Se possível utilize algum produto selante que proteja o carro da poeira, evitando assim ter que lavar com tanta frequência.

Não vamos deixar que luxo se torne desperdício!

terça-feira, 16 de março de 2010

Telhas ecológicas de Tetra Pak


Talvez muita gente não saiba, mas as embalagens longa vida, como por exemplos as caixas de leite, não são 100% recicláveis!
A embalagem tetra pak foi criada na década de 70 e foi uma grande evolução no modo de armazenar os alimentos, mas do ponto de vista ecológico ela trouxe grande problema, ela é composta por 75% de papel, 20% de plástico e 5% de alumínio, o que impede sua reciclagem integral.
O papel era facilmente extraído do composto, mas o problema estava justamente na separação do plástico e o alumínio.

Até então, a reciclagem dessas embalagens só reutilizava o papel na confecção de papelão ondulado e caixas. O plástico e o alumínio restantes iam para aterros sanitários. Pesquisadores levaram décadas para descobrirem, só em 2007, uma solução viável para a separação destes elementos, que consegue distinguir o metal e o plástico.

A separação dos materiais trouxe economia às empresas e ao planeta, já que o plástico é vendido para a indústria petroquímica e o alumínio, derretido e recuperado em barras, sendo que a indústria de alumínio compra o material e o emprega novamente em embalagens.
A empresa Tetra Pak, maior fornecedora do mundo de embalagens longa vida, após muitas pesquisas, verificou que a mistura de plástico e alumínio produz um material resistente. Com isso, a empresa começou a pesquisar um meio de prensar e transformar a mistura em placas rígidas. Assim nasceram as primeiras telhas ecológicas.

Testes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) concluíram que o material é mais resistente e permite passagem de calor 30% menor do que telhas de fibrocimento ou amianto. O preço, em média, é 25% menor, facilitando sua inclusão em programas de habitação popular e mutirões. Fabricada por meio de um processo que usa pressão e calor, a telha ecológica tem o mesmo formato das de amianto, mas é mais impermeável, funciona como isolante térmico e acústico, é flexível, mais leve, não acumula fungos e é mais resistente.

Na construção civil, o uso deste tipo de telha pode ser uma saída mais econômica também em termos de estrutura, já que torna mais leve os telhados - cada unidade pesa 13 quilos, metade da telha mais usada. Para produzir dez mil telhas, consome-se 120 toneladas de embalagens longa vida. O Armazém da Natureza, responsável pela coleta seletiva em Jundiaí, recolhe 12 toneladas de embalagens longa vida por mês.
O maior problema ainda é a baixa quantidade de coleta, por isso se você tem essas embalagens em casa, mande para a reciclagem e não mande para o lixo comum. Contribua para esta nova utilização das embalagens.
Conheça a linha de telhas ecológicas aqui.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Receita Organica do Dia

Receita especialmente pensada para você que passou o fim de semana na fritura e no churrasco.
Que tal dar um descanso para o corpo hoje e comer um assado orgânico? Fica a dica!

Bom apetite!
Assado de Coxão Duro

Ingredientes

750 gramas de coxão duro Organic Beef
2 colheres de (sopa) de extrato de tomate
1 colher de (sopa) de farinha de trigo
4 colheres de (sopa) de iogurte natural
2 a 3 xícaras de (chá) de água
50 gramas de toucinho gordo
1 colher de (chá) de orégano
3 colheres de (sopa) de óleo
1 xícara de (chá) de vinho
2 filés de anchova
1 cebola picada
Cravo da índia
Sal à gosto

Preparo

Pré aqueça o forno em temperatura alta (200º). Faça vários cortes na superfície da carne. Nestes cortes, enfie tiras de toucinho e pedacinhos de anchovas. Esfregue o sal, o cravo da índia e o orégano na carne. Numa panela, aqueça o óleo e frite a cebola juntamente com a carne até dourar a carne. Coloque numa assadeira, junte o vinho, o extrato de tomate e um pouco da água indicada. Leve ao forno pré aquecido e asse por cerca de 2 horas, até que a carne fique macia, regando de vez em quando com a água restante. Acrescente mais água se for necessário. Retire a carne do molho e coloque numa travessa. Coe o molho e misture com a farinha de trigo e o iogurte. Leve ao fogo e cozinhe por alguns minutos, mexendo sempre. Verifique o tempero. Despeje o molho por cima da carne e sirva.

Rendimento: 4 porções