sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Cores dos Alimentos parte 3

Amarelos e Alaranjados: tem betacaroteno, vitaminas C e A, que evitam a cegueira noturna, aumentam a imunidade corporal, garantem bom funcionamento da visão. Ex: abacaxi, abóbora, cenoura, caju, carambola, caqui, cenoura, laranja, mamão, manga, maracujá, mexerica, milho, melão, pêssego, pimentão amarelo.

Verdes: possuem cálcio, fósforo, luteína, trabalham na coagulação sanguínea, evitam a fadiga mental, ajudam na fabricação de glóbulos vermelhos. De acordo com a medicina chinesa, trabalham com a oxigenação das células, e ajudam a eliminar metais pesados pelas fezes. Ex: folhas de vegetais, abacate, chuchu, ervilha, jiló, kiwi, limão, pepino, pimentão verde, quiabo, uva verde.

Vermelhos: são abundantes em licopeno, com ação semelhante ao betacaroteno, e precursor da vitamina A. Bom para o coração e para a memória, fortalece ossos e pele, evita o estresse e alguns cânceres, como o de próstata. Ex: acerola, goiaba, cereja, maçã, melancia, pimenta, pimentão vermelho, pitanga, romã, rabanete, tomate.

Cores dos Alimentos parte 2

Brancos: ricos em vitaminas do complexo B e flavonoides, que atuam na prevenção do câncer e de doenças cardiovasculares. Também possuem cálcio, fósforo, favorecendo a respiração e o metabolismo das proteínas. Ex: cebola, champignon, couve, inhame, nabo, pera, pinha, alho, batata, feijão branco, maçã, palmito, mandioca.

Marrons e Beges: fibras, vitaminas e minerais como selênio, que equilibram o organismo e atuam na redução do colesterol. Trabalham também como anticoagulantes, antioxidantes e contra a fadiga, Ex: alimentos integrais (arroz, farinha, açúcar), centeio, cevada, grão-de-bico, feijão, trigo, oleaginosas em geral.

Pretos e Roxos: contém niacina, antocianina, minerais, potássio, e vitamina C. Mantém a saude dos rins, pele, sistema digestório, retardam o envelhecimento, convertem os carboidratos em energia mais facilmente, aumenta a disposição mental e dos músculos. Ex: alcachofra, alface roxa, ameixa preta, amora, berinjela, figo roxo, framboesa, jabuticaba, uva roxa, repolho roxo, feijão preto.

Continua...

Cores dos Alimentos parte 1

Quanto mais colorida é uma refeição, mais saudável ela é. Claro que quando essas cores são naturais, ou seja, não provocadas por aromatizantes e corantes. Trabalhar com as cores dos alimentos não só deixa a refeição mais saudável como também mais bonita de se olhar.

Uma boa refeição deve ser gostosa não só no paladar, como também em outros sentidos. Um odor agradável de frutas frescas, uma carne macia ao corte, cores formando desenhos no prato, o silêncio na hora de se alimentar, dando uma paz interna que permite uma refeição sem exageros.

Ainda hoje, mais sobre as cores dos alimentos.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dieta Ideal

Dieta ideal seria aquela em que tivesse as quantidades exatas de nutrientes que o corpo necessita durante o dia, que variasse tipos de alimentos (aves, carnes, vegetais) e modos de preparos (cozidos, assados, fritos), em pratos agradáveis aos sentidos.

Enquanto essa dieta ideal não é criada, o que está longe de acontecer, várias são publicadas e divulgadas por aí. Muitas delas têm algum fundo científico, algum estudo, porém as mais "populares" são as que geralmente exigem demais das pessoas, extremamente restritivas, causando várias doenças ao invés de saúde.

Um cardápio variado é uma boa solução, já que os alimentos em si não são vilões - e sim a quantidade deles consumida. Coma de tudo, enriqueça sua experiência gastronômica diariamente, pois além de gerar prazer por alimentar-se, você poderá conhecer mais sobre a cultura de cada lugar onde esse prato é feito.

Carne faz bem para a saúde?

Esse é um assunto muito delicado, já que envolve o interesse e a ideologia de muita gente. Porém, estudos não só relacionados à nutrição e à saúde, também relacionados à evolução humana, mostram a importância do consumo de carne vermelha pelas pessoas.

Além da carne vermelha ser rica em ferro e proteínas essenciais ao corpo humano, foi ela que definiu um passo importante da evolução humana. Com a maior absorção de nutrientes, pode-se ter tempo livre para outras atividades, como a reprodução e organização dos grupos primitivos.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O que é caloria?

Cientificamente falando, caloria (cal) é a quantidade de calor necessária para elevar em 1 grau Celsius a temperatura de 1 grama de água. É uma unidade de calor que um alimento pode liberar produzindo energia.

O múltiplo mais popular da caloria é a quilocaloria (kcal), que é mais chamada de Caloria. Uma quilocaloria equivale a 1000 calorias, ou seja, eleva em 1 grau Celsius a temperatura de 1 kg de água.

Um grama de carboidratos ou proteínas libera 4 kcal de energia, um de lipídeos liberam 9 kcal e um de álcool libera 7 kcal.

São temidas e contadas rigorosamente por certas pessoas, já que quando entram em excesso no organismo, acabam sendo armazenadas sob a forma de gordura, que é de difícil queima.

Fonte: Wikipédia

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Sucos Saudáveis

Os sucos naturais de frutas são uma importante fonte de nutrientes e vitaminas. Nas refeições saudáveis, devem substituir os refrigerantes. Quem está de dieta pode prepará-los com adoçante. Quem puder ingerir um pouco mais de calorias pode optar pelo açúcar. A combinação de frutas, sucos ou iogurtes é que garante um resultado saboroso.

Suco Tropical
1 fatia de manga
1 xícara de suco de caju
2 xícaras de água de coco
gelo

Shake de Laranja
Meia xícara de polpa de morango
Meia xícara de iogurte desnatado
Meia xícara de suco de laranja

Suco Energético
Meia xícara de suco de abacaxi
Meia xícara de suco de laranja
1 cenoura
1 colher de sopa de aveia em flocos
gelo

Fonte: Cozinha Light