sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Sexta sem Stress


A dica da sexta-feira de hoje excepcionalmente não será um prato orgânico, mas com certeza irá fazer muito bem.

Trata-se da Quantum, conhecem? Vamos falar.

A Quantum é um instituto de terapias avançadas, com cursos de gastronomia,workshops, consultas com nutricionistas, hidroterapias entre outros serviços.

Você não precisa pagar pacote, ou fazer internação. As consultas são individuais e fica a seu critério o retorno ou não.

Anotado?

Bom final de semana!

+Info:

UNIDADE AVANÇADA VILA NOVA CONCEIÇÃO
R. Valois de Castro, 48
Vila Nova Conceição - São Paulo - SP
Fones: (11) 3044-2522 e (11) 3045-7888

Organicos X Transgenicos



Pode parecer estranho para alguns freqüentadores do blog e até mesmo para os mais interessados em vida saudável, mas durante esta semana, após uma série de pesquisas, os dados que conseguimos foram determinantes para a produção deste post.

O fato é que mais da metade dos entrevistados ao questionarmos sobre a diferença entre alimentos Orgânicos e Transgênicos, não souberam responder, e tem mais; para 20% não havia diferença e isso se tornava um fator determinante na hora de não consumir alimentos orgânicos.

Então vamos por partes e sem complicar o assunto:

Os alimentos Orgânicos que falamos tanto aqui, são alimentos livres de quaisquer agrotóxicos ou mutações genéticas. Ou seja, desde o começo até o fim de seu ciclo, este alimento não sofre nenhuma interferência química ou maus tratos, que é o caso da carne orgânica.

A carne orgânica, nada tem de artificial, ou sabor alterado. Apenas o ciclo de vida do boi é respeitado, sua alimentação 100% natural e livre de qualquer agrotóxico ou outros tipos de química. Desde o nascimento até o fim de sua vida o boi não sofre nenhum tipo de stress ou maus tratos e é criado livre.

Já os alimentos Transgênicos são aqueles manipulados geneticamente, ou seja, a estrutura natural do DNA é alterada através de processos em laboratório, em que uma espécie recebe gene de outra. Por exemplo, podem ser combinados os DNAs de organismos que não se cruzariam por métodos naturais.

Isso obviamente afeta todo o desenvolvimento natural do alimento e em alguns casos torna-se imprevisível o calculo dos danos ou benefícios dessa mutação. Apesar de todo o alarde de diversos especialistas, a cada ano a produção de transgênicos cresce 13%.

Para obter mais informações acesse:

Transgênicos

Orgânicos

A informação é nossa responsabilidade, a escolha é sua.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Dica Organica da Semana



São Paulo a cada ano que passa agrega uma série de fatores negativos quando o assunto é vida saudável. Seja em termos de lazer, condições trabalho, segurança, enfim. Porém, algo que não podemos negar e que se torna um dos atrativos mais sedutores de São Paulo que são as variedades e o respeito pelas diversidades culturais de seus habitantes.

Existe um lugar para cada lifestyle, seja você homem, mulher, vegetariano, amante de churrasco, não importa.

E com os amantes de comida orgânica não poderia ser diferente. De uma lista incrível de lugares destacamos para esta semana o Le Manjuê Bistrô para iniciar esta coluna, que de tão boa, será semanal.

O Le Manjuê Bistrot abriu suas portas em setembro de 2008 como um presente aos Paulistanos e aos apreciadores da gastronomia orgânica de performance funcional, ou seja,que conjuga ingredientes orgânicos e técnicas de preparo que visam preservar o melhor de cada alimento principalmente do valor nutricional.

Idealizado pelo Chef Renato Caleffi, associado ao empresário Bruno Fattori, o Le Manjuê Bistrô possui um ambiente leve e aconchegante que valorizam o patrimônio artístico e humano do Brasil.

Produtos da Organic Beef compõem alguns dos pratos, como a carne de hambúrguer do prato acima.

Agora é só anotar na agenda e conferir!

Le Manjuê Bistrô

Rua Inácio Pereira da Rocha, 273, Vila Madalena

Contato: 11 3034 0631

Horarios

Sexta :: das 12h às 0h

Sábado :: das 9h às 0h

Domingo :: das 9h às 18h

Prato Organico do dia


Hora do almoço pessoal, bom apetite!

Bife a Provençal

Tempo de preparo 45 minutos
Rendimento 6 porções
Ingredientes

• 6 bifes de Miolo de Alcatra Organic Beef (150g cada)
• sal e pimenta-do-reino a gosto
• 750 g de batata
• 1/2 xícara (chá) de azeite
• 24 tomates-cereja

Molho

• 1 copo de vinho madeira
• 1 1/2 xícara (chá) de caldo de carne
• 1 colher (sopa) de manteiga
• 1/2 maço pequeno de tomilho picado
• 2 dentes de alho

Preparo

1º Tempere os bifes com sal e pimenta-do-reino. Reserve. Descasque as batatas e corte-as à parisiense (em formato de bolas). Cozinhe em água e sal. Leve ao fogo uma frigideira com 3 colheres (sopa) de azeite e doure a batata. Junte os tomates-cereja, refogue-os ligeiramente e reserve em lugar aquecido.

2º Preparo do molho: leve uma panela ao fogo com o vinho e deixe ferver até reduzir um pouco. Adicione o caldo de carne e a manteiga, cozinhe e deixe apurar, mexendo sempre. Junte o tomilho, misture e mantenha o molho aquecido.

3º Então, aqueça o azeite restante numa frigideira grande e frite os alhos e os bifes até dourá-los de ambos os lados. Sirva em seguida com o molho, a batata e os tomates-cereja.
Dica:
O segredo de um bom bife é seu tempo de preparo: 2 minutos para a carne malpassada, 3 minutos para a carne ao ponto e 4 minutos para a carne bem passada.

Hamburguer Organico, JBS e parceria


Nesta quinta-feira, o Sr. Henrique Balbino, presidente da ASPRANOR (Associação Brasileira de Animais Orgânicos), irá realizar uma palestra na Estância Boulevard, loja da rede Big Supermercados, em Atibaia.

Ele irá abordar temas principais como a parceria da ASPRANOR com a JBS, os trabalhos que vem viabilizando a comercialização de carne bovina orgânica no mercado brasileiro e, principalmente, sobre a produção da linha Organic Beef. Neste evento estarão presentes grandes formadores de opinião de Atibaia e os parceiros da rede Big Supermercados.

Segundo Henrique Balbino, “O trabalho da ASPRANOR é de fundamental importância para o mercado de carne orgânica do país, pois somos a única associação que comercializa este produto, acompanha todo o processo da produção nas fazendas associadas que comercializa este produto, o abate e a comercialização, que se dá em parceria com a JBS. Desta forma podemos controlar a qualidade dos nossos produtos, inclusive do primeiro hambúrguer orgânico do país, que leva em sua embalagem (assim como todos os demais cortes) o logo da associação. (Boi da Terra) e que vai como um selo de qualidade, junto com o da certificadora IBD.”

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Açúcar : responsável pelo envelhecimento


Mais uma noticia não muito boa para os amantes de um bom docinho. O açúcar também envelhece, ou melhor, o excesso de.

Isso porque o alto consumo deixa as células resistentes à insulina, hormônio que realiza o transporte do açúcar, fazendo assim com que a glicose fique livre na circulação para se unir com qualquer outra proteína que aparecer.

Dessa união, nascem os AGEs (sigla em inglês para Advanced Glycosylation End Products) que literalmente “caramelizam” as células diminuindo a capacidade de divisão celular, num processo semelhante ao que acontece quando envelhecemos. O resultado você confere na pele, também literalmente.

Importante falar que a mensagem aqui é o controle. Através de um cálculo de índice glicêmico a manutenção pode ser feita sem problemas e você vive sem restrições severas.

Outras informações sobre o assunto aqui.

Luz, raio, estrela, luar e aquecedor


Nota: Este post, por incrível que pareça já estava programado, mas ficamos bem satisfeitos de ver que vai cair como uma luva para quem não anda se preocupando com o meio ambiente e ontem, durante o apagão, passou por momentos não muito agradáveis, como a hora de encarar um banho frio.

Agora sim, voltamos à programação normal, leiam:

O Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC) é um projeto gratuito desenvolvido pela ONG Sociedade do Sol residente no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da USP. Iniciado em 1999, o aquecedor de 200 a 1.000 litros é destinado a substituir parcialmente a energia elétrica consumida por 36 milhões de famílias brasileiras usuárias do chuveiro elétrico, em casas e apartamentos.

Após o lançamento, em outubro de 2001, do Manual do Usuário para a construção do Aquecedor Solar de Baixo Custo, ASBC, já está na versão 2.3 - Quase todo reescrito. Vale baixar e estudar. Ele é o resultado do constante apoio proveniente dos usuários de todo o Brasil.

O Saudável e Orgânico teve acesso ao projeto durante a ultima feira BioFach America Latina em Outubro de 2009. Tivemos a oportunidade de ver o equipamento e conferir que é realmente um produto acessível para se ter em casa.

Lembramos que o projeto não substitui totalmente a energia elétrica usada atualmente, mas além de ser uma iniciativa sustentável e ajudar na tua economia doméstica, em tempos de apagão quem tem um “aquecedor em terra de cego é rei”.

Para quem se interessou o site para o Download do manual está AQUI.

+Info: http://www.sociedadedosol.org.br/

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Dica de almoço


Conforme o prometido, trouxemos uma receita especial de acordo com o tema do post anterior. Se curry ja era uma delicia antes, a partir de agora vai ser mais que obrigatorio ter na cozinha!

Saúde! E bom apetite.

Cubos com Especiarias


Tempo de preparo 50 minutos
Rendimento 6 porções

Ingredientes

• 1 kg de Coxão Mole Organic Beef
• 3 colheres (sopa) de óleo de milho
• 1 colher (sopa) de páprica doce
• 1 colher (café) de pimenta calabresa
• 1 colher (café) de cominho
• 1/2 kg de cebola picada
• 1 colher (sopa) de curry
• 1 litro de caldo de carne
• sal e pimenta-do-reino a gosto
• 2 colheres (sopa) de salsa picada

Modo de Preparo

1º Limpe o coxão mole e corte-o em cubos pequenos. Aqueça o óleo numa panela larga e alta e frite a carne aos poucos, o suficiente para dourar. Passe a carne para uma travessa e mantenha-a aquecida.

2º Na mesma panela da fritura, coloque a páprica, a pimenta calabresa e o cominho. Misture bem.

3º Acrescente a cebola e refogue-a em fogo baixo. Junte a carne, salpique o curry e continue cozinhando por cerca de 30 minutos. Adicione o caldo de carne aos poucos, mexendo de vez em quando para apurar o molho. Tempere com sal e pimenta-do-reino. O molho deve ficar denso e de cor alaranjada.

4º Para finalizar, acrescente a salsa, misture bem e desligue o fogo. Sirva em seguida.

Só o Curry salva?


Antigo e com sabor exótico, o Curry é um dos temperos mais antigos do mundo. Presente na maioria das vezes em pratos indianos, é indicado no preparo de ovos, sopas, carnes, aves, peixes, legumes e em molhos. O pó mágico e característico que conhecemos que possui sabor picante e adocicado é, na verdade, uma alquimia de mais de 20 tipos de especiarias, ervas e sementes.

Ok. Agora vem a novidade.

Na ultima semana pesquisadores do Cork Cancer Research Center na Irlanda, trataram células cancerosas esofágicas com a carcuma, produto encontrado na especiaria, que conforme comprovado, mata as células cancerígenas em até 24 horas.

Um estudo publicado no jornal britânico do câncer afirma que as “células começam a se digerir”, anulando assim a sua propagação pelo órgão.

Estudos anteriores sugeriam que pessoas que consumiam o Curry mais frequentemente tinham menos inclinação à doença, embora a cúrcuma perdesse seus atributos anticancerígenos rapidamente quando ingeridos.

Já Sheron Mckenna, autora da pesquisa Irlandesa mais recente, diz que seu estudo sugeriu um potencial para que seja desenvolvida uma droga a partir da carcuma para futuros tratamentos de câncer esofágico. Agora é cruzar os dedos.

Nota: O câncer esofágico é responsável pela morte de 500 mil pessoas por ano no mundo. Os tumores são especialmente mortais, com taxas de sobrevivência de apenas 5 anos de apenas 12 a 31%.

Adivinhem qual vai ser o ingrediente da nossa dica de almoço de hoje? Confiram daqui a pouco.