quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Yakitori, os espetinhos japoneses

Yakitori: a receita é oriental, o nome é estranho, mas aposto que você conhece essa iguaria mais do que imagina. Yakitoris nada mais são do que espetinhos de carne grelhados na frigideira, combinados com legumes e verduras diferentes. São bem leves e muito gostosos, uma ótima pedida para dias mais quentes.

Para prepará-los, você só precisa cortar a Capa de Contrafilé Swift Orgânico e alguns vegetais que você gosta em cubos pequenos e montar os espetinhos do jeito que mais gostar. Delícia!

Yakitoris mistos de carne, abobrinha e pimentão

Ingredientes:
- 500 g de Capa de Contrafilé Swift Orgânico cortado em cubos
- 2 abobrinhas grandes
- 1 pimentão amarelo médio
- 1 pimentão verde médio
- 1 pimentão vermelho médio
- 1 pimenta-dedo-de-moça
- 100 ml de shoyu
- Azeite de oliva extravirgem a gosto
- Cebolinha verde a gosto
- Gengibre a gosto
- Palitinhos de madeira para churrasco

Modo de preparo:
Pra garantir que o yakitori fique bom, você só precisa se preocupar com uma coisa: cortar a carne, as abobrinhas e os pimentões no mesmo tamanho. Com isso feito, monte os yakitoris da forma como preferir: só não pode deixar de ter a Capa de Contrafilé Swift Orgânico, já que os sucos da carne vão dar sabor aos vegetais durante o cozimento.   

Com os espetinhos montados, faça o molho para temperá-los. Em um pote pequeno, junte a cebolinha, a pimenta-dedo-de-moça e o gengibre bem picados, misturando em seguida o shoyu. Com tudo pronto, esquente uma frigideira grande com um fio de azeite de oliva extravirgem e frite os yakitoris, regando cada um deles de vez em quando, com o molho que você acabou de preparar. É ele que vai dar sabor e cor à carne e aos vegetais, enquanto cozinham.

Quando a carne estiver dourada e os vegetais macios, é hora de tirar da frigideira e servir.