sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O Poder da Caminhada

A caminhada – além de fácil, de não exigir uso de equipamentos e nem um esforço físico exagerado – pode ajudar e muito na hora de enxugar os quilos de sobra.

Se praticado corretamente, a inocente caminhada pode te ajudar a transformar gorduras em músculos, assim como definir pernas e bumbum.

Ainda que não seja um exercício que exija um grande preparo físico, o alongamento não deixa de ser importante para evitar lesões.

Segundo o site da Revista Boa Forma, quem caminha 2h30 semanais pode chegar a perder 2,5 quilos em um mês e quem caminha mais de quatro horas semanais, pode perder até quatro quilos, dependendo do metabolismo de cada um e de uma dieta balanceada.

Fonte: Boa Forma

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dicas para fazer sua comida de maneira saudável

Mantenha a cozinha limpa
Por causa da preparação de alimentos, ser quente e úmida, a cozinha acaba se tornando um fonte de alimentação para bactérias, fungos, e outras pragas, como formigas, baratas e até ratos; que poderão causar uma série de doenças para você e a sua família.

Lave as mãos antes de cozinhar
As mãos passam por diversos lugares, inclusive locais sujos e infectados. Mesmo que eles não entrem diretamente em seu organismo (em alguns casos), eles podem entrar através dos alimentos que você preparou com as mãos sem lavar.

Ferva a água
Apesar de sair completamente própria para o consumo após o tratamento, ela passa por várias tubulações, geralmente muito antigas, o que pode interferir na qualidade da água.

Cozinhe bem os alimentos
Apenas a temperaturas elevadas os agentes patogênicos são mortos. Evite ao máximo ingerir alimentos crus. Com as saladas, coloque-as em uma solução com vinagre ou água sanitária (1 colher de sopa para 1 litro de água) e deixe-as descansar por 15 minutos.

Compre comida em locais de confiança
Apenas compre alimentos frescos em locais onde você confia. Se não puder verificar a procedência, confira se o local é adequado para o estoque dos mesmos.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O que faz um alimento ser considerado saudável?

Até algum tempo, um alimento era considerado saudável se tivesse poucas calorias e pouca gordura, e que tivesse, de preferência, origem vegetal. Mas essa situação está mudando.

De nada adianta um alimento ter pouca gordura e poucos nutrientes. A soja é um bom exemplo, ela é praticamente neutra em relação à alimentação.

As carnes, que haviam se tornado vilões, principalmente dos vegetarianos, voltam com força através de estudos que comprovam a necessidade do consumo de carne, já que certos vegetais não produzem alguns nutrientes necessários às pessoas.

Um alimento é saudável quando ele possui nutrientes necessários ao organismo, como vitaminas, sais minerais, proteínas, aliado a um certo nível de gordura e carboidratos. Geralmente um alimento rico em nutrientes tem níveis necessários de lipídeos e açúcares ao organismo.

Fontes: Folha Equilíbrio