quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dicas para fazer sua comida de maneira saudável

Mantenha a cozinha limpa
Por causa da preparação de alimentos, ser quente e úmida, a cozinha acaba se tornando um fonte de alimentação para bactérias, fungos, e outras pragas, como formigas, baratas e até ratos; que poderão causar uma série de doenças para você e a sua família.

Lave as mãos antes de cozinhar
As mãos passam por diversos lugares, inclusive locais sujos e infectados. Mesmo que eles não entrem diretamente em seu organismo (em alguns casos), eles podem entrar através dos alimentos que você preparou com as mãos sem lavar.

Ferva a água
Apesar de sair completamente própria para o consumo após o tratamento, ela passa por várias tubulações, geralmente muito antigas, o que pode interferir na qualidade da água.

Cozinhe bem os alimentos
Apenas a temperaturas elevadas os agentes patogênicos são mortos. Evite ao máximo ingerir alimentos crus. Com as saladas, coloque-as em uma solução com vinagre ou água sanitária (1 colher de sopa para 1 litro de água) e deixe-as descansar por 15 minutos.

Compre comida em locais de confiança
Apenas compre alimentos frescos em locais onde você confia. Se não puder verificar a procedência, confira se o local é adequado para o estoque dos mesmos.

Nenhum comentário: