sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Carne Orgânica


É um tipo de carne preparado visando o desenvolvimento sustentável da região e o bem estar do animal. Os princípios da produção orgânica são seguidos com rigor.

O gado é criado em grandes extensões de pastagens naturais, sem nenhum tipo de tratamento químico. Caso fique doente, é tratado com remédios homeopáticos e fitoterápicos. O bezerro fica com a matriz até sua desmama natural.

Na revista Globo Rural desse mês, há uma reportagem sobre esse tipo de produção em uma fazenda do Pantanal.

Higiene


Higiene é um conjunto de técnicas para evitar doenças infecciosas, preservando o bem estar. Preservar o bem estar e a saúde contribuem para manter a saúde e o bem estar das pessoas em volta, evitando epidemias.

Os principais hábitos de higiene são:
Banho: diariamente de preferência.
Uso de desodorante: evita o alojamento de microorganismos que se alimentam do suor liberado.
Lavar as mãos: sempre que necessário, principalmente depois de chegar em casa e antes das refeições, evita que haja contaminação de microorganismos que ficam na mão.
Cortar as unhas: unhas bem cortadas evitam sujeira embaixo delas.
Escovar os dentes: depois das refeições e antes de dormir, para evitar várias doenças via oral, inclusive as cáries.
Beber água potável: filtrada ou fervida.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Vitaminas


Vitaminas são substâncias cuja função é aumentar a velocidade das reações que ocorrem dentro do organismo. Apesar do organismo precisar delas em pequenas quantidades, recomenda-se a ingestão diária delas, facilmente encontradas em vários alimentos.

A maior variedade de alimentos consumidos aumenta a variedade de vitaminas ingeridas, equilibrando o organismo. A ausência de vitaminas no corpo pode causar marasmo, beribéri, escorbuto, raquitismo, cegueira noturna, entre outras.

Reciclagem


Reciclagem é o uso de um objeto usado para fazer um objeto novo. Economiza-se tempo, dinheiro, energia, além de evitar maior exploração do meio ambiente. Ainda não é difundido pelo país, cerca de 2% do lixo produzido é reciclado.

Nos tambores de coleta seletiva, cada cor indica o material a ser depositado a fim de que seja reciclado:

Papel:
Representado pelo tambor de cor azul, pode-se depositar aí os vários tipos de papel, como jornais, revistas, livros e rascunhos.

Plástico:
Representado pelo tambor de cor vermelha, recebe os vários tipos de plásticos, exceto os hospitalares.

Vidro:
Representado pela cor verde, é de manuseio delicado, já que os manipuladores podem se machucar. A indústria de vidros precisa de vidro usado para produzir vidros novos, o que aumenta a importância de sua reciclagem.

Metal:
Representado pela cor amarela, é o de reciclagem mais difundida, pela facilidade de se recolher latinhas de alumínio para vendê-las. Cerca de 98% das latas de alumínio comercializadas são recicladas.

Você pode fazer sua parte separando o lixo de casa e entregando a parte reciclável à cooperativas especializadas. Incentive seus amigos, familiares, vizinhos a fazer o mesmo.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Despensa Saudável



Ter em casa alimentos saudáveis é garantia de preparo de alimentos saudáveis. Isso não quer dizer que devam ser jogados fora uma série de alimentos por não fazerem bem a saúde. Quando não se tem nada preparado, podem ser uma tábua de salvação.

Dê preferência aos alimentos integrais, orgânicos, óleos vegetais, frutas frescas e secas, temperos variados. Preste atenção também nas embalagens, adquira sempre produtos com embalagens que possam ser reutilizadas ou recicladas.

Diminua a quantidade de alimentos brancos, refinados, com excesso de sal e gordura trans. E embalagens que não possam ser nem reutilizadas ou reclicadas.

Reciclagem de Óleo de Cozinha


Reciclagem é um assunto muito comentado hoje em dia, porém pouco praticada. Reciclando-se os vários materiais utilizados, reduzimos a produção de lixo, extraímos menos recursos da natureza, gasta-se menos energia para produzir produtos reciclados, e ainda economiza-se dinheiro reciclando um produto do que produzindo um novo.

Há um jeito de reutilizar o óleo de cozinha que é muito útil e prático. Depois de ter sido utilizado, geralmente é jogado fora pelo ralo da pia, indo parar em rios e mananciais, poluindo seriamente o local. Pode-se evitar isso produzindo um sabão caseiro fácil de fazer:

Material utilizado
- 5 litros de óleo comestível usado
- 2 litros de água
- 200 ml de amaciante
- 1 kg de soda cáustica em escama(NaOH)

Passo-a-passo
1- Coloque a soda em escamas no fundo do balde cuidadosamente.
2- Coloque, com cuidado, a água fervendo. Mexa até diluir todas as escamas da soda.
3- Adicione o óleo cuidadosamente. Mexa.
4- Adicione o amaciante.
5- Mexa até formar uma mistura homogênea.
6- Jogue a mistura em uma forma e espere secar bastante.
7- Corte as barras e pronto!

Dica:
Todo cuidado é pouco. A soda, em contato com a pele, poderá causar queimaduras. Portanto, adote procedimentos de segurança como uso de luvas, óculos de segurança e tenha à mão materiais de primeiros socorros em caso de acidentes.
Receita retirada do Instituto Akatu

Estrogonofe

Essa receita marca a infância e a juventude de muitas pessoas. Rápida, fácil de fazer, muito saborosa e nutritiva. Seja ela feita com frango, com carne, com conhaque ou sem, ela é quase um prato típico brasileiro, também disponível na versão prática.

Ingredientes:
1 peça de miolo de alcatra Organic Beef
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sopa)de manteiga
2 dentes de alho amassados
1 cebola grande
300 g de cogumelos em conserva
1 colher (sopa)de mostarda
1 colher (sopa)de catchup
1 cálice de conhaque
1 lata de creme de leite

Modo de fazer:
1º Limpe a carne, corte-a em bifes finos e depois em tirinhas. Tempere-a com sal e pimenta.

2º Aqueça a manteiga numa panela e refogue o alho e a cebola até que fi quem macios. Adicione a carne e refogue-a até perder a cor avermelhada.

3º Junte 1 xícara (chá) de água quente e deixe a carne cozinhar por 10 minutos. Acrescente os cogumelos partidos ao meio, a mostarda e o catchup, misture e deixe no fogo por mais 5 minutos. Adicione o conhaque e deixe evaporar.

4º Em seguida, despeje o creme de leite e, em fogo baixo, deixe apenas aquecer. Sirva em seguida, com arroz branco e batata palha.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Desenvolvimento Sustentável


Muito se fala sobre desenvolvimento sustentável, mas ainda há dúvidas sobre o que realmente é.

De forma clara, é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração atual sem comprometer as gerações futuras, respeitando os recursos naturais, preservando as espécies e seus habitats.

A importância desse assunto já é clara para várias pessoas e isso acontece em muitos lugares; um exemplo desse tipo de desenvolvimento é a produção de alimentos orgânicos.

Alimentos Orgânicos


A preocupação e o respeito com o meio ambiente chegaram a nossa mesa. Já ouviu falar dos alimentos orgânicos? Hoje em dia vêm ganhando maior destaque nas prateleiras dos supermercados, pois além de serem mais saudáveis, são produzidos de forma sustentável.

Fertilizantes naturais, rotações de culturas, compostagem e controle biológico de pragas fazem parte das etapas de produção, reduzindo o impacto ambiental.

Muitas pessoas já ouviram falar desse tipo de alimento, mas não fazem ideia dos benefícios que trazem, já que não possuem produtos artificiais ou sintéticos. A produção orgânica é feita em um solo saudável e natural, que produz alimentos mais saudáveis do que os convencionais, sem poluir ou degradar o ambiente a sua volta.

Aumentar a saciedade

A falta da sensação de saciedade pode fazer uma pessoa comer desnecessariamente. Na hora de se alimentar, preste atenção ao que está comendo. Sinta o gosto, o odor e a textura da comida. Esqueça os problemas lá fora.

Evitar beliscar a comida antes de uma refeição ajuda, já que você disciplina seu corpo a comer na hora certa. Na hora de preparar sua refeição, não fique toda hora provando para ver como está. Por mais que se precisa saber se tal prato está no ponto.

Uma alimentação variada não só em alimentos, mas ao longo das horas. Deixar o estômago trabalhando a maior parte do tempo dá maior sensação de saciedade simplesmente porque ele está se saciando.

Alguns alimentos dão maior saciedade ao organismo, confira:
Cereais integrais e frutas: como dito antes, por terem longas moléculas fibrosas, demoram para serem digeridos, aumentando a sensação de saciedade.

Laticínios: além de possuir proteínas de difícil digestão, retardam o esvaziamento do estômago.

Feijão: o amido do feijão não se transforma logo em glicose, não provocando a sensação de entupimento e digestão lenta.

Folhas: ricas em celulose, que não é digerida pelo corpo, contribui com a limpeza intestinal e a sensação de saciedade.

Carnes: pela quantidade de proteínas e outros nutrientes, demoram a ser digeridas. Sem exagero, prolongam a sensação de saciedade e evitam o risco de anemia.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Mais Sucos Saudáveis parte 3

Terminando a série de um dia com sucos diferentes. Espero que tenham gostado!

Suco Digestivo
1 kiwi
1 maçã verde
1 cacho de uvas

Suco Anti-insônia
3 folhas de couve
4 cenouras
Meia maçã
1 punhado de salsa

Centrifugue a couve, as cenouras e a maçã. No suco pronto, acrescente a salsa.

Suco para Cólica Menstrual
3 fatias de abacaxi
Meia maçã
1 fatia de gengibre
1 folha de louro

Bata o louro por último no liquidificador, depois dos outros ingredientes terem sido passados na centrífuga.

Suco Diurético
1 laranja sem casca
1 cacho de uvas verdes
2 fatias de melancia
1 raminho de hortelã

Suco para a Beleza da Pele
4 cenouras
1 florete de brócolis
Meia beterraba

Fonte: Livros Sucos Para A Vida, de Cherie Calbom e Maureen Keane, editora Ática; e As Vitaminas do Futuro, de Wilson Camargo, editora Mauad.

Mais Sucos Saudáveis parte 2

Continuando a série de sucos saudáveis para enriquecer seu dia!

Suco Anti-idade
4 cenouras
Meia beterraba
3 folhas de beterraba
1 florete de brócolis
3 couves-de-Bruxelas
2 cebolinhas

Suco Anti-enxaqueca
4 cenouras
1 dente de alho
2 talos de aipo
1 punhado de salsa

A salsa deve ser acrescentada por último, misturada com uma colher.

Suco Anti-estresse
2 copos d'água
10 morangos
Meia pera rígida
1 banana manura
1 colher de levedo de cerveja

O levedo de cerveja deve ser acrescentado por último, misturado com uma colher.

Suco Antifadiga
4 cenouras
1 ramo de salsão
2 ramos de erva-doce

Centrifugue a cenoura, e no liquidificador, bata o suco com o salsão e a erva-doce.

Continua...

Mais Sucos Saudáveis parte 1

Se os sucos são excelentes auxiliares em nossa alimentação, e podem acompanhar todas as refeições do dia (dependendo do suco, claro!), nada melhor do que postar mais algumas receitas de sucos hoje:

Suco Anticelulite
Meio pepino
1 beterraba
Meia maçã
4 cenouras

Suco Emagrecedor
1 punhado de algas secas
1 beterraba
Meia maçã
4 cenouras

As algas não devem ser centrifugadas e sim batidas no liquidificador.

Suco Anti-acne
1 folha grande de couve
3 maçãs verdes
1 rodela de lima

Passe na centrífuga apenas as maçãs e a couve.

Suco Antidepressão
3 beterrabas
1 punhado de espinafre
4 cenouras
Meia maçã
1 punhado de salsa

Continua...