quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O que você precisa saber para ter uma horta em casa

Ter uma horta em casa é uma das coisas mais gostosas do mundo. Seja no quintal, na varanda ou na janela, nada melhor que colher na hora ervas e temperos frescos pra dar um sabor surpreendente à receita, seja ela qual for.
Se você tem medo de ter uma horta por não saber como cuidar ou nem mesmo o que colocar nela, saiba que é mais fácil que fazer brigadeiro. Você só vai precisar ficar ligada em alguns detalhes:
Escolha do local: O ideal é um espaço que pegue sol durante metade do dia, ficando na sombra no restante dele. Como disse acima, além do quintal você pode usar a varanda ou até mesmo uma janela.
Vasos e jardineiras: Podem ser encontrados em supermercados no setor de jardinagem ou em lojas especializadas. O melhor é que tenha mais de 20 cm de profundidade, para que as raízes tenham espaço.
Terra: Você pode comprar a terra já adubada em lojas especializadas ou adubar você mesmo com cascas de ovos e cascas de frutas,verduras e legumes triturados. Além de sustentáveis, ajudam a planta a crescer forte e saudável.
Preparação do vaso: Encha um terço do fundo do vaso ou jardineira com brita ou argila para facilitar a drenagem da água. Lembre-se que os vasos devem ter furos no fundo, para escoamento da água, e pratinhos do tamanho do vaso embaixo dele, para não fazer sujeira.
Na hora de plantar: Plante as sementes ou mudas com espaçamento de 8 cm entre uma e outra. Tenha sempre como parâmetro a planta adulta e, quando usar mudas, lembre-se de fincar estacas para auxiliar seu crescimento vertical.
Água: No início do cultivo, regue três vezes por dia, porém em pouca quantidade para não encharcar a terra, até que a semente germine ou a muda se desenvolva. Depois, basta uma regada diária, de preferência pela manhã. A regra de ouro é: a terra tem que estar úmida, mas nunca encharcada. Retire plantas invasoras e proteja a horta de insetos, principalmente borboletas, pois seus ovos viram larvas que se alimentam das plantas.
Nos próximos posts, vamos falar sobre cada um dos temperos, seu cultivo e uso na cozinha. Qual será que vai ser o primeiro?