quinta-feira, 21 de junho de 2012

Panquecas deliciosas



Quem é que não se lembra de comer, quando era criança, deliciosas panquecas preparadas pela mãe, avó ou alguma tia? Se você está com saudade de provar aquela massa bem fofinha com carne moída e molho, daqueles que, quando estão no fogo, o cheiro toma conta da cozinha e abre o apetite, prepare-se: a receita de hoje é justamente essa. No final, se você quiser, pode ainda levá-las ao forno, com queijo ralado por cima, e deixar gratinar por 10 minutos antes de servir.


Panquecas de carne

Massa:

1 e ½ xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de leite
2 ovos
4 colheres de sopa de óleo
Sal a gosto

Recheio:

300 g de carne patinho Swift Orgânico moído
2 colheres de sopa de cebola ralada
½ tomate cortado em cubos
½ lata de extrato de tomate
Sal a gosto
400 g de queijo muçarela fatiado
Parmesão ralado a gosto

Modo de preparo:

Comece pela massa: coloque no liquidificador os ovos, o leite e o óleo. Bata durante alguns minutos e acrescente aos poucos a farinha de trigo. Depois de colocar toda a farinha, ponha algumas pitadas de sal. O ponto da massa será quando ela ficar pastosa.
Agora, pegue uma frigideira antiaderente e unte com um fio de óleo. Com uma concha (que vai servir como medida para a panqueca) pegue a massa, despeje no meio da frigideira e vá girando, espalhando a massa por igual em todo o fundo da frigideira. Conforme esquentar, as bordas vão se soltar e, quando toda a massa se soltar, será a hora de virar. Dica: quanto mais fina você fizer a panqueca, mais gostosa ela vai ficar.

Para o recheio:

Doure a cebola com o óleo e acrescente a carne para fritar. Quando ela soltar uma água, tampe a panela e deixa cozinhar até a água diminuir. Depois coloque o tomate, mexa e deixe por cerca de 4 minutos em fogo médio. Coloque o extrato de tomate e deixe no fogo por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando.

Para a montagem é só pegar uma fatia de muçarela, colocar sobre a panqueca e, por cima, acrescentar uma porção de carne. Enrole-as e depois faça o mesmo processo com todas. O molho que sobrar na panela você pode jogar por cima, salpicar parmesão e servir.