quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Cozinha sustentável: você usa todas as partes dos alimentos?

Muitas vezes sem perceber, ao descascar e limpar frutas, verduras e legumes, nós retiramos e jogamos fora o que os alimentos têm de melhor.

Um exemplo clássico disso são os talos de brócolis mais grossos da base do legume. Eles são jogados fora de forma quase automática. Aqui em casa eu sempre os guardo pra fazer uma sopa que todo mundo adora. Uma porção de beterrabas cozidas com as folhas e um pouco de água vira um creme gostoso e nutritivo, que todo mundo em casa vai querer provar.

Sabe outra dica ótima? Usar as cascas de melancia e maracujá pra fazer doces. Elas podem virar sobremesas ótimas que, além de gostosas, são ricas em fibras e sais minerais.  

Pra comprovar que essas e outras ideias são uma delícia, vou ensinar pra você uma receita que todo mundo aqui em casa sempre pede. São os bolinhos crocantes de casca de batata, que vão muito bem acompanhando uma carne.  

Filés de mingon ao molho de mostarda, com bolinhos crocantes de casca de batata
(para cinco pessoas)

Ingredientes:
- 1 Filé Mignon Swift Orgânico (aprox. 1,2 kg)
- 300 g de cascas de batatas cozidas
- 2 ovos
- 50 g de manteiga
- 150 g de queijo parmesão
- 300 ml de creme de leite fresco
- 50 g de mostarda dijon
- Azeite de oliva extravirgem a gosto  
- Salsinha fresca a gosto
- Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Sal a gosto

Modo de preparo:
Comece preparando os bolinhos. Em uma tigela misture as cascas das batatas, os ovos, a manteiga derretida e o queijo parmesão ralada grosso. É importante que o queijo seja ralado dessa forma, já que isso ajuda os bolinhos a ficarem mais crocantes.

Usando as mãos, misture a massa até que todos os ingredientes estejam homogêneos, temperando então a mistura com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Em seguida, espalhe sobre uma assadeira uma folha de papel-manteiga, e sobre ela forme pequenos bolinhos com a massa usando as mãos. Não se preocupe em deixar sua forma perfeita, pois quanto mais rebarbas o bolinho tiver, mais crocante ele ficará. Pré-aqueça então o forno a 180°C e asse por 15 minutos, até que os bolinhos fiquem dourados e crocantes.

Enquanto os bolinhos assam, prepare o filé mignon. Limpe a peça e corte-a em pequenos bifes de 3 cm de espessura, temperando-os com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Pré-aqueça uma frigideira média com um fio de azeite de oliva extravirgem a gosto e frite nela os bifes até que estejam no ponto da sua preferência. Reserve a carne aquecida.

Depois de fritar os bifes, aproveite o caldo da carne que ficou na frigideira e misture o creme de leite fresco e a mostarda. Incorpore-os bem e deixe que fervam por cinco minutos em fogo médio, ganhando uma textura cremosa.

Sirva na mesma hora os bifes de filé mignon cobertos com parte do molho, acompanhado pelos bolinhos crocantes.