quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O Cozido perfeito

Aposto que você adora um cozido. Um cozido daqueles com o molho bem encorpado e cheio de legumes que derretem na boca. Vou te contar um segredo: provavelmente ele foi preparado com um músculo bovino.

Apesar de não ser tão comum no nosso dia a dia, o músculo é um dos cortes mais nutritivos e leves do boi. Rico em proteínas e sais minerais, como o cálcio, o ferro e o sódio, o músculo conta ainda com o benefício de não ser rico em gordura, resultando em preparações de fácil digestão. 

Na receita de hoje, potencializamos os benefícios de uma porção de Músculo Swift Orgânico, combinando-o com uma variada seleção de legumes. Quando cozidos juntos da carne, de forma lenta e suave, os vegetais têm seu sabor preservado, então a refeição do jeitinho que você gosta está garantida.


Cozido Caipira  

Ingredientes:
- 1 Músculo Swift Orgânico (aprox. 1,5 kg)
- 1 cebola grande
- 4 dentes de alho
- 2 batatas-doces médias
- 2 mandiocas médias
- 2 cenouras médias
- 1 litro de caldo de carne
- 2 folhas de louro
- Azeite de oliva extravirgem a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:
Uma das grandes vantagens desse cozido é que, além de delicioso e nutritivo, é muito fácil de ser preparado. Em uma panela de pressão grande, aqueça o azeite de oliva extravirgem a gosto, fritando nele a cebola picada em pedaços médios. Quando ela ficar quase transparente, junte o alho bem picado e frite até dourar.


Acrescente em seguida o Músculo Swift Orgânico em cubos médios e frite-os até que estejam dourados. Junte então às folhas de louro, as batatas-doces, as mandiocas e as cenouras em pedaços irregulares, sendo alguns maiores que os outros. Assim os pedaços menores irão cozinhar mais rápido, derretendo e engrossando o molho, enquanto os pedaços maiores irão servir de guarnição para a carne. Cubra todo o conteúdo da panela com o caldo de carne, feche-a e cozinhe por 45 minutos depois que ela começar a apitar.

Ao final desse tempo, com a carne desmanchando de tão macia, o caldo encorpado e saboroso pelos vegetais menores, que terão derretido, e os vegetais maiores, macios e perfumados, tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora e sirva em seguida.