quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Urso Sustentável



Em um esforço para impedir que os brinquedos encantadores da infancia sejam esquecidos e jogados em porões, sótãos e aterros sanitários, três estudantes do Instituto politécnico Rensselaer se apresentaram para fazer a diferença.O trio criou um urso bonitinho, infundindo uma nova consciência verde em todas as fases da produção de um ursinho de pelúcia.

Apelidado de Sustain-a- Bear (algo como “Urso Sustentavel” aqui), o brinquedo foi feito partir de plástico PET reciclado. A montagem também é especial, feita de soldagem ultra-sônica, dispensando assim o uso de cola e linha.

O Sustain- a- Bear merecidamente ganhou o primeiro lugar no Student 2009 Manufacturing, concurso recentemente realizado pela Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME)

Mais um pontinho para os americanos!

Herança de Copenhagen


Copenhagen foi um fiasco e todo mundo viu, no final das contas ficou tudo certo e nada resolvido, mas depois do barulho todo que foi feito e toda a repercussão de mídia, as pessoas voltaram seus olhos novamente para a questão do meio- ambiente e com certeza novas medidas serão tomadas.

O pessoal do Design está ai para não deixar a gente mentir. Cada vez mais criativos, designers como Jacky Wu estão dando sua colaboração ao planeta criando projetos interessantes e que para saírem do papel precisam apenas da atenção de gente que invista em sustentabilidade de verdade e não apenas em discursos em épocas de eleições.

O Drew Drop, é uma dessas invenções. O dispositivo criado em formato de folha, serve para que um dia, num futuro próximo a gente possa regar nossas plantinhas apenas com o ar, sem gastar nada de água encanada.

Capaz de extrair a água do ar, o Drew Drop a condensa e utiliza essa mesma água para regar as plantas. Tudo o que você precisa é inserir a folha artificial no solo, ligá-la e esperar a “natureza” agir.
Infelizmente ainda sem data prevista para venda, o Drew Drop já é uma das invenções mais visualizadas nos sites gringos essa semana e tem tudo para sair do papel.

Agora é cruzar os dedos.

+Fotos


 
(via Yanko Design)

Receita Organica do Dia



Nem sempre para garantir um bom Natal é necessário passar horas na cozinha! Natal bom é Natal que a gente aproveita ficando perto de quem se ama, se divertindo e não se preocupando com coisas como “Ai meu Deus o Peru queimou!”.


Para dar uma ajudinha, nessa semana de Natal a Organic Beef deixa uma receita deliciosa, fácil e que vai fazer diferença na sua ceia.
Os Bifinhos à Pizzaiola levam em média 30 minutos para ficarem prontos e servem até 6 pessoas. Espero que gostem!
Feliz Natal!

Bifinhos à Pizzaiola


1 kg de Fraldinha Organic Beef
Sal e pimenta-do-reino branca a gosto
1,3 kg de tomate maduro e firmes
4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
3 dentes de alho picados
Orégano

1º Corte a carne em bifes bem finos. Bata-os ligeiramente com a palma da mão para soltar as fibras. Tempere-os com sal e pimenta-do-reino. Reserve.

2º Faça um corte em forma de cruz na parte lisa dos tomates. Mergulhe-os em bastante água fervente por cerca de 1 minuto. Retire os tomates da água e elimine a pele e as sementes. Depois, corte-os em tiras e reserve.

3º Aqueça um pouco de azeite numa frigideira de borda alta e doure o alho picado. Frite os bifes, três ou quatro por vez, dourando-os dos dois lados. Mantenha aquecidos os bifes já fritos em uma travessa de servir.

4º Na mesma frigideira da fritura, cozinhe as tiras de tomate até que comecem a desmanchar. Tempere com sal e orégano e despeje porções desse molho sobre cada bife na travessa.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Energia Eólica na Bahia



Grupo Frances Alson assinou no dia 18 de dezembro um memorando de entendimento com o governo da Bahia para construir uma fábrica de geradores eólicos no Estado. Será a primeira unidade da empresa na América Latina a produzir aerogeradores, a expectativa é começar a construção da fábrica no primeiro semestre de 2010.

   O investimento total na nova unidade, que deverá criar cerca de 150 empregos diretos, será de R$ 50 milhões. O local provável de sua construção é o Pólo de Camaçari, por suas condições logísticas. O projeto da fábrica prevê uma capacidade instalada de 300 MW em equipamentos por ano.


  A nova fábrica deverá ser plataforma de exportação para outros países da América Latina. A prioridade, no entanto, será o Brasil, cujas expectativas em torno da energia eólica ganharam força com o leilão realizado no último dia 14 de dezembro. No total, foram comercializados 1.805 MW nas regiões Sul e Nordeste do País.

  Esta forma de energia limpa está atraindo outros investidores também, além de proporcionar novos empregos, a expectativa é contribuir com a diminuição de carbono lançado ao meio ambiente.


segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Cartões com mensagens conscientes



Retirados do blog de Fábio Yabu, os cartões deste ano trazem mensagens concretas para um mundo melhor como economizar água, utilizar meios públicos de transporte e adotar as sacolas de pano ao invés das sacolas de plástico*.
Veja alguns dos modelos que ele criou, você pode salvar e imprimir (em papel reciclado) e mandar para seus amigos e familiares.






Clique aqui para baixar em alta resolução
*Siga nosso Twitter e participe dos sorteios de EcoBag. @amoorganicbeef


Computador feito de Madeira




Um artesão Russo confeccionou este belíssimo computador em madeira para um cliente anônimo. Além de ser uma peça de arte, este computador funciona como qualquer outro e é devidamente seguro, mesmo após 24 horas ligado, não apresentou aquecimento.
  É uma pena que não esteja disponível para a população, este computador mostrar ser possível trocar o plástico por madeira reflorestada.