sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Noticias do primeiro mundo


Eindhoven é conhecida por ser uma das cidades mais verdes lá pelos lados da Holanda, porém isso não fica muito evidente para quem circula a pé pelo centro da cidade, que foi construído após a Segunda Guerra mundial e é quase todo feito de grandes estruturas de concreto.

Numa tentativa de amenizar e colaborar criativamente com o projeto urbano da cidade, o pessoal da BYTR tem pesquisado maneiras para chamar a atenção das pessoas. E conseguiu.

Greenspotlight é o primeiro projeto no contexto da pesquisa com misturas de ambas as áreas verdes e de iluminação publica em conjunto. Para este projeto, a BYTR integrou uma luz verde especial com plantas vivas agindo como uma sombra em uma rua especifica do centro, tirando os postes e substituindo por poucos cabos interligados nas paredes da rua.

Quantos séculos será que demora para chegar no Brasil? Alguém arrisca?


quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Organic Beef do dia



 Pessoal, mais uma dica de Organic Beef no ar. Hoje é a vez da Maminha Organic bem temperadinha com direito a caldo de carne e tudo mais!

Mande suas dicas de receitas pra cá também que a gente publica!

Bom apetite!

Maminha Estufada

Ingredientes

1 peça de maminha Organic Beef

3 colheres (sopa)de azeite

       5 dentes de alho picados

1 cebola picada

2 tomates grandes sem pele

1 1/2 xícara (chá)de vinho branco

2 xícaras (chá)de caldo de carne

1 colher (café)de páprica picante

2 colheres (sopa)de salsa picada

sal a gosto

Preparo

Limpe a maminha e corte-a em pedaços. Reserve.

Aqueça o azeite numa panela e refogue o alho e a cebola até que fiquem macios. Adicione o tomate picado e refogue maisum pouco.

Acrescente os pedaços de carne e refogue-os até que percam a cor avermelhada. Junte o vinho e deixe cozinhar até o líquido evaporar e a carne estar quase cozida.

Então, cubra a carne com o caldo de carne e tempere com a páprica, a salsa e sal. Tampe a panela e cozinhe até a carne fi car macia batata palha.

Dica
Sirva acompanhada de batatas em pedaços grossos, bem douradas.


Decoração de Bolsa



Parece mentira, mas não é. A Wolly Pocket é uma marca que desenvolve apenas produtos para jardim a partir de embalagens de tecidos e materiais reciclados.

Esse modelo da foto foi um dos mais interessantes e aplicáveis que eu vi por lá e achei ótimo por aqui como dica de decoração sustentável para quem não sabe o que fazer com a “bolsa velha de guerra”.

A Wolly Vagabond (nome desta linha) está fazendo tanto sucesso que todos os sites do segmento estão falando disso essa semana, quase não encontrei a fonte pra vocês, mas consegui!

Tá tudo aqui ó:
http://www.woollypocket.com/products.php

Som Reciclado



Aproveitando a maré boa do mercado de produtos Eco –Friendly a Thinksound também entrou nessa e está lançando em breve os seus primeiros modelos de fones de ouvido feitos de madeira e alumínio recicláveis com fios feitosde PVC.

E o conceito ecológico não para por ai. Mantendo a coerência com a proposta do produto, a embalagem segue a mesma linha, sendo feita de papelão reciclado.

A venda por aqui no Brasil pra variar vai demorar um pouquinho, mas lá nos EUA os fones já tem cores e preços definidos: Cereja prateada por 99,99 dólares e Chocolate por 74,99 dólares e vem com uma mini Eco bag (olha ela ai!) de algodão.



quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Receita Organica do Dia



A Receita Organic Beef de hoje é um lagartinho bem temperado pra esquentar o clima nessa quarta feira e quem sabe espantar essa frente fria que insiste em passear pelo estado de São Paulo.
Bom apetite!
Lagarto ao Molho Salsa

 Ingredientes


Molho de salsa

2 cebolas médias picadas
1 talo de salsão picado
1 cenoura picada
2 folha de louro
1 ramo de tomilho
1 copo de vinho branco seco
1 colher (sopa) de suco de abacaxi
3 grãos de pimenta-do-reino preta
1 kg de Lagarto Organic Beef limpo
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal a gosto
miolo de 1 pão francês

4 colheres (sopa) de vinagre de vinho

1 maço de salsa fresca

1 dente de alho picado

2 filés de anchova em conserva

3/4 de xícara (chá) de azeite de oliva

2 colheres (sopa) de alcaparra

sal a gosto

Preparo
Preparo da marinada: de véspera, em uma tigela, coloque todos os ingredientes, exceto o azeite e o sal. Ponha o lagarto na tigela, cubra-o e deixe na geladeira durante 12 horas.

Retire o lagarto da tigela e reserve a marinada. Aqueça o azeite numa panela de pressão e frite ligeiramente a carne, dourando-a por inteira.

Então, despeje a marinada e tempere com sal. Se o líquido não atingir 2/3 da altura da carne, acrescente água ou caldo de legumes. Em seguida, tampe a panela e quando começar a fazer pressão, deixe cozinhar por 20 minutos. Abra a panela (depois de sair toda a pressão) e verifique o ponto da carne (ao enfiar um garfo, deve sair um pouco de líquido interno da peça).

Retire a carne da panela, deixe esfriar e corte-a em fatias finas. Sirva com o molho de salsa à parte.


Preparo do molho:
umedeça o miolo do pão com o vinagre, esprema-o e coloque-o no liquidificador. Junte a salsa, o alho, a anchova e o azeite. Bata até triturar tudo. Passe o molho para uma molheira, acrescente a alcaparra e prove o sal. Conserve na geladeira até o momento de servir.


E dá-lhe ecologia



Ele é coreano, bem pequeno e funciona com energia solar. O Flexio (nome original, por incrivel que pareça) é feito de papel, com baterias e alto-falantes flexiveis e recebe apenas frequencia pré definida. Devido ao baixo custo, a idéia é de que seja usado em promoções e como brinde.

O mais legal, além do fato de poder guardar na carteira e não precisa trocar baterias, é que você pode mudar para receber rádio da internet via WiFi or WiMax.

 
(via Pressadiária.blogspot)

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Celular Ecológico



Econet, uma filial da Sul-Africana Econet Wireless International, lançou um novo aparelho de telefonia celular recarregável a luz solar nesta segunda-feira. A iniciativa verde irá colocar a operadora móvel um passo à frente de todas as outras empresas de serviço móvel no Burundi.

O lançamento do novo aparelho eco-friendly é esperado para impulsionar os negócios da empresa , com meta para chegar em 800.000 novos assinantes.

A promessa é de que a novidade facilite e muito a vida dos usuários, que não precisarão mais ter que procurar tomadas para carregarem seus celulares, apenas usando a energia solar.

O investimento foi de US $40 milhões e o preço previsto para varejo será de apenas US $39 dólares.

Será que agora a coisa vai?

Receita Organica do Dia



A receita Orgânica de hoje fica por conta do Personal Chef Marcel Pitelli, que está quase se formando (falta pouco), mas já atuou em restaurantes badalados como o D.O.M, e Don Carlini.

Com vocês, o prato de hoje:

Stifado com Coxão Mole Organic Beef.

Ingredientes

Coxão mole Organic Beef 150g) - cortar em cubos médios de 5cm
Tomate (6) - concassé: talhar, água fervente, retirar pele e sementes, picar
Échalotes (125g) - pequenas cebolinhas, pode substituir pela pérola que tem em toda feira
Cebola pêra (1) - picar em cubos
Vinho tinto (1/2 xíc.)
Vinagre (10ml)
Azeite (QB)
Água (1/2 xíc) - vamos aferventar água
Canela e pimenta da jamaica (QB)
Açúcar (QB)
Manteiga (QB)
Sal

Modo de fazer

1 - Numa panela de pressão, vamos selar a carne em azeite e manteiga. Fogo alto, carne bem dourada.

2 - Isso feito, adicionamos a cebola picada e deixamos murchar bem.

3 - Agora vamos colocar o tomate sem pele nem sementes picadinho e deixá-lo suar. Colocamos um pouquinho de açúcar.

4 - Logo depois, o vinho tinto e vinagre, a 1/2 xícara de água fervente, a pimenta da jamaica, o sal a gosto e a canela. Vc deve sentir um cheiro bem diferenciado, de comida oriental.

5 - Numa frigideira ou sauteuse, vamos pegar as cebolinhas e dourá-las com manteiga. Então, é só colocá-las junto aos demais ingredientes na penela de pressão.

6 - Vamos fechar a panela e deixá-la em fogo alto. Assim que pegar pressão, baixamos o fogo e contamos 15 minutos.

 7 - Aberta a panela, deixe o caldo reduzir e espessar. O molho fica mais escurinho.

Acompanha arroz branco! Na imagem, o comensal serviu com massa, opção também muito bem-vinda.



Não tem pra ninguém


Não adianta outros tentarem. O PETA realmente é a grande estrela dos grupos ativistas. É a Madonna do mundo ecológico.

As imagens a seguir são algumas das campanhas contra o uso de peles no mercado “Fashion” e contou com diversas celebridades em trajes um tanto... naturais, assim digamos.

Veja todas aqui.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Receita Organica do Dia


Pra começar bem a segundona com gostinho do final de semana, a receita Organic Beef do dia nao podia ser outra!
Bom apetite!

Picanha ao Alho

* Tempo de preparo45 minutos
* Rendimento 4 porções

Ingredientes

* 1 peça de picanha Organic Beef
* 2 dentes de alho esmagados
* sal grosso passado no liquidificador
* 1 colher (sopa)de manteiga sem sal

Preparo

1º Junte o alho, o sal e a manteiga numa tigela pequena. Misture até obter uma pasta. Esfregue essa pasta em toda a peça de picanha e deixe marinar por algumas horas.

2º Leve a carne para assar na parte alta da churrasqueira (a cerca de 50 cm do braseiro, sempre forte) com o lado da gordura voltado para cima.

3º Quando a carne começar a se soltar da grelha, vire-a para que a gordura também fi que um pouco dourada. Então, fatie a picanha e sirva-a em seguida.

Reciclando Idéias




Michael Sholk, anote o nome ai, porque ainda vai dar o que falar.

Autor de diversos projetos bacanas com enfoque na utilidade e sustentabilidade - o novo assunto “cool”do momento, Michael dessa vez inovou com a criação de talheres dobráveis feitos de material reciclado.

Ele ainda apresenta em seu site diversas versões do produto em outros materiais, vale a pena conferir!

+Info: http://www.sholk.com/index.html

Economicamente Corretos



Mais uma idéia brilhante vinda do outro lado do mundo. O designer Jim Won Park mostrou que sustentabilidade e ecologia podem ser aliadas na economia das grandes e pequenas redes alimentícias, embora ainda não tenha vendido a brilhante idéia para nenhuma.


"One Plus One" é uma manga para xícaras de café que vem com uma extensão de gancho, que facilita o entrelace entre as peças para que você possa transportar dois copos de cada vez.

Além de inteligente, o One Plus One economiza mais que o dobro de papel reciclado!

Ecologia na economia ou economia na ecologia?