quarta-feira, 2 de junho de 2010

Carvão Ecológico Existe?

Apesar de muitas empresas de carvão vegetal insistirem em mascarar e enfeitar a verdade, usando títulos como “Ecológico” e “Amigo do meio Ambiente” não adianta: o que você compra  para fazer seu churrasco definitivamente é muito poluente.
Segundo José Otavio Brito, professor da área de Bioenergia da USP (campus Piracicaba) apenas 35% d amadeira queimada para a produção do carvão no Brasil vira, de fato, carvão vegetal.
E para quem se perguntou o que acontece com os outros 65% eu respondo: transformam-se em gases que vão para atmosfera! “E para cada tonelada fabricada são emitidos 30 quilos de metano, um gás que é 16 vezes pior para o efeito estufa que o CO2”, afirma Brito.
E o carvão ecológico, não emite menos gases? Não. A única coisa que pode “queimar menos o filme” da marca de carvão é o fato de não derrubar florestas nativas para fabricá-lo.


O carvão vegetal pode ser produzido de árvores naturais, fontes renováveis (eucalipto e pinus, plantados e coletados pelas próprias indústrias) ou ser feito de briquete, (pó que sobra do manuseio do carvão compactado com um aglutinante de amido). “No Brasil, pelo menos 50% do carvão vegetal, infelizmente, ainda é produzido de forma não-sustentável, de florestas naturais”, conta Guilherme de Andrade Lopes, coordenador de certificação florestal do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora).


Essa matéria é um trecho retirado do Blog da Galileu onde se encontra a matéria completa que é muito interessante e vale o clique.


+info: Blog Galileu

terça-feira, 1 de junho de 2010

Maquiagem Eco-Friendly


Todo mundo sabe que o Bono Vox é o rei das causas sociais, mas essa última é novidade.
Ele criou, junto com Ali Hewson (sua esposa), a marca Edun, que produz camisetas e vestidos com algodão orgânico colhido por comunidades do Peru, Tunísia, Quênia, Índia e Madagascar.
O último lançamento da marca é uma linha de maquiagens, em parceria com o designer Rogan Gregory. Foram criadas duas paletas com seis cores de sombra e uma de blush cada uma, que vêm nessa caixinha de madeira super legal!
O mais importante de tudo isso é que parte da renda é revertida para a “The Wildlife Conservation Society” .

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Alcatra Orgânica à Brasileira


Nada melhor do que chegar em casa e fazer algo simples  e rápido pra comer. Por isso a receita de hoje só leva ingredientes básicos que com certeza você tem ai.

Alcatra à moda brasileira

Ingredientes

500 gramas de alcatra Organic Beef
200 gramas de abóbora, cortada em cubos;
Cenoura Picada em Cubos a gosto
1/2 litro de caldo de carne;
1 cebola, em cubos;
2 tomates em cubos;
Pimenta do reino a gosto e coentro;
Salsa e coentro fresco a gosto;
Arroz branco para acompanhar.

Preparo:

Corte a carne em cubos pequenos e tempere com sal a gosto.
Numa panela, aqueça o azeite. Junte a carne, a cebola e refogue.
Tempere com pimenta do reino a gosto. Adicione a salsa e o coentro fresco bem picados.
Acrescente os tomates e deixe refogar por alguns minutos, mexendo.
Adicione o caldo de carne, a abóbora e a cenoura.
Misture, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo brando por cerca de 20 minutos (se necessário, adicione mais caldo).
Sirva acompanhado de arroz branco.