sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Feng Shui na Alimentação

O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa que busca o equilíbrio em todos os aspectos da vida, seja em ambientes, no corpo humano, na alimentação, entre outros. Isso se faz permitindo a boa circulação de energia vital (Chi) pelo meio trabalhado.

Em termos gerais, praticar o Feng Shui na alimentação é incorporar na dieta os 5 elementos (madeira, metal, fogo, água, terra) e equilibrar os alimentos yin com os alimentos yang.

Madeira: sabores azedos
Fogo: sabores amargos
Terra: sabores doces
Metal: sabores picantes
Água: sabores salgados

Alimentos yang produzem calor e contém grandes quantidades de proteínas, como ovos, carnes e pescados. Alimentos yin são refrescantes, contém mais líquidos e tem sabor adocicado, como frutas e iogurtes.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Molho de Maracujá

Para acompanhar carnes leves, nada melhor que molhos que complementem seu sabor. Fácil e rápido de fazer, combina praticidade, bom gosto e saúde.

Ingredientes:
Meia xícara de chá de suco de maracujá
1 xícara de chá de água
2 colheres de sopa de mel
Meia colher de sopa de maisena.

Cozinhe o suco de maracujá, a água, mel e a maizena, durante 5 minutos e pronto. Sirva direto sobre a carne.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Aproveitamento Total de Alimentos

É um absurdo não aproveitar todas as partes de um alimento e ter que jogar comida fora. Comida que poderia nutrir a nós mesmos e toda uma sociedade.

Porém agora há sites, como o Mesa Brasil do Sesc SP, onde há dicas e sugestões de receitas saudáveis e baratas onde pode-se aproveitar aquela comida que seria jogada fora.

Empadinhas de vegetais
Ingredientes:
Meia xícara de chá de arroz cozido
Meia xícara de chá de ervilha Swift
Meia xícara de chá de cenoura cozida
1 xícara de chá de leite
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 gema

Modo de preparo:
Misture o óleo, a farinha e a gema. Acrescente o arroz e os vegetais cozidos. Distribua a mistura em forminhas e coloque em uma forma grande com água. Deixe-as no forno até dourar.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Efeito Sanfona

É o aumento de peso logo após sua drástica diminuição, em dietas muito restritivas. O organismo começa a facilitar a acumulação de gorduras e dificultar sua queima para evitar a sensação de "fome".

O regime é um meio de reeducação alimentar, dando preferência a alimentos nutritivos e evitando comidas não saudáveis. Não é um meio milagroso onde o organismo fica gastando suas reservas que serão rapidamente repostas.

Atingir o peso ideal não é fácil. Após a perda de certa quantidade de peso, o metabolismo torna-se lento e o corpo tenta acumular mais reservas. Esse ponto da dieta é crucial, já que a volta aos hábitos antigos pode provocar um rápido aumento de peso, acompanhado do aumento de pressão arterial.

Fontes: How Stuff Works, Minha Vida

Proteína Magra

As proteínas, vilãs em algumas dietas, heroínas em outras (como a Dieta da Proteína Magra), são extremamente importantes ao organismo. Elas fazem parte das estruturas celulares, dos anticorpos, dos hormônios, e do metabolismo.

Encontradas em peixes, aves, queijos, ovos e carnes, aumentam a sensação de saciedade, já que são de lenta digestão. Também são reservas energéticas no caso de falta de carboidratos.

Porém devem ser ingeridas com moderação. O excesso de proteínas no organismo pode causar problemas nos rins e no fígado, e contribuir para a Osteoporose.