sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Você já provou um bife de tira orgânico?

Quem já comeu sabe: a picanha é um dos cortes mais macios e saborosos que existem. Além de deliciosa, é muito leve, já que sua capa de gordura pode ser retirada depois que for assada na churrasqueira.

Mas e bife de tira, você já conhece? Ele nada mais é do que a picanha cortada de uma forma específica, resultando em longos bifes, mas com a mesma textura e sabor do tradicional corte. A melhor parte é que você pode fazer em casa na frigideira para toda a sua família, dispensando a grelha com carvão.

Para transformar a Picanha Swift Orgânico em bifes de tira, basta cortar a ponta da picanha (que é uma espécie de triângulo), transformando a peça em um retângulo. Depois, corte a peça no sentido do comprimento em fatias com três centímetros de espessura. Você terá bifes bem compridos (daí o nome “bife de tira”). O pequeno triângulo que você cortou da picanha também pode ser aproveitado grelhado junto com os bifes. Afinal, sustentabilidade também é aproveitar completamente os alimentos.

Bife de tira (o original)

Ingredientes:
- 1 bife de tira de uma Picanha Swift Orgânico (aprox. 200 gramas)
- Pimenta do reino moída na hora a gosto
- Sal a gosto

Modo de preparo:
O método de preparo do bife de tira é igual ao da picanha. A única diferença é que no lugar da churrasqueira, é feito na frigideira.

Comece temperando o bife com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. A seguir, aqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto, mas não acrescente nenhum tipo de gordura, já que parte da gordura do bife irá derreter quando ele for frito. Com o bife temperado e a frigideira bem quente, grelhe cada um dos lados por 3 minutos, dando à carne uma textura macia e um aspecto dourado.

Antes de servir, retire o excesso da gordura, de cada um dos bifes. Assim eles ficarão mais leves tanto para a digestão, como para a sua saúde.