sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Organicos X Transgenicos



Pode parecer estranho para alguns freqüentadores do blog e até mesmo para os mais interessados em vida saudável, mas durante esta semana, após uma série de pesquisas, os dados que conseguimos foram determinantes para a produção deste post.

O fato é que mais da metade dos entrevistados ao questionarmos sobre a diferença entre alimentos Orgânicos e Transgênicos, não souberam responder, e tem mais; para 20% não havia diferença e isso se tornava um fator determinante na hora de não consumir alimentos orgânicos.

Então vamos por partes e sem complicar o assunto:

Os alimentos Orgânicos que falamos tanto aqui, são alimentos livres de quaisquer agrotóxicos ou mutações genéticas. Ou seja, desde o começo até o fim de seu ciclo, este alimento não sofre nenhuma interferência química ou maus tratos, que é o caso da carne orgânica.

A carne orgânica, nada tem de artificial, ou sabor alterado. Apenas o ciclo de vida do boi é respeitado, sua alimentação 100% natural e livre de qualquer agrotóxico ou outros tipos de química. Desde o nascimento até o fim de sua vida o boi não sofre nenhum tipo de stress ou maus tratos e é criado livre.

Já os alimentos Transgênicos são aqueles manipulados geneticamente, ou seja, a estrutura natural do DNA é alterada através de processos em laboratório, em que uma espécie recebe gene de outra. Por exemplo, podem ser combinados os DNAs de organismos que não se cruzariam por métodos naturais.

Isso obviamente afeta todo o desenvolvimento natural do alimento e em alguns casos torna-se imprevisível o calculo dos danos ou benefícios dessa mutação. Apesar de todo o alarde de diversos especialistas, a cada ano a produção de transgênicos cresce 13%.

Para obter mais informações acesse:

Transgênicos

Orgânicos

A informação é nossa responsabilidade, a escolha é sua.

Nenhum comentário: