terça-feira, 10 de novembro de 2009

Só o Curry salva?


Antigo e com sabor exótico, o Curry é um dos temperos mais antigos do mundo. Presente na maioria das vezes em pratos indianos, é indicado no preparo de ovos, sopas, carnes, aves, peixes, legumes e em molhos. O pó mágico e característico que conhecemos que possui sabor picante e adocicado é, na verdade, uma alquimia de mais de 20 tipos de especiarias, ervas e sementes.

Ok. Agora vem a novidade.

Na ultima semana pesquisadores do Cork Cancer Research Center na Irlanda, trataram células cancerosas esofágicas com a carcuma, produto encontrado na especiaria, que conforme comprovado, mata as células cancerígenas em até 24 horas.

Um estudo publicado no jornal britânico do câncer afirma que as “células começam a se digerir”, anulando assim a sua propagação pelo órgão.

Estudos anteriores sugeriam que pessoas que consumiam o Curry mais frequentemente tinham menos inclinação à doença, embora a cúrcuma perdesse seus atributos anticancerígenos rapidamente quando ingeridos.

Já Sheron Mckenna, autora da pesquisa Irlandesa mais recente, diz que seu estudo sugeriu um potencial para que seja desenvolvida uma droga a partir da carcuma para futuros tratamentos de câncer esofágico. Agora é cruzar os dedos.

Nota: O câncer esofágico é responsável pela morte de 500 mil pessoas por ano no mundo. Os tumores são especialmente mortais, com taxas de sobrevivência de apenas 5 anos de apenas 12 a 31%.

Adivinhem qual vai ser o ingrediente da nossa dica de almoço de hoje? Confiram daqui a pouco.

Nenhum comentário: