terça-feira, 16 de março de 2010

Telhas ecológicas de Tetra Pak


Talvez muita gente não saiba, mas as embalagens longa vida, como por exemplos as caixas de leite, não são 100% recicláveis!
A embalagem tetra pak foi criada na década de 70 e foi uma grande evolução no modo de armazenar os alimentos, mas do ponto de vista ecológico ela trouxe grande problema, ela é composta por 75% de papel, 20% de plástico e 5% de alumínio, o que impede sua reciclagem integral.
O papel era facilmente extraído do composto, mas o problema estava justamente na separação do plástico e o alumínio.

Até então, a reciclagem dessas embalagens só reutilizava o papel na confecção de papelão ondulado e caixas. O plástico e o alumínio restantes iam para aterros sanitários. Pesquisadores levaram décadas para descobrirem, só em 2007, uma solução viável para a separação destes elementos, que consegue distinguir o metal e o plástico.

A separação dos materiais trouxe economia às empresas e ao planeta, já que o plástico é vendido para a indústria petroquímica e o alumínio, derretido e recuperado em barras, sendo que a indústria de alumínio compra o material e o emprega novamente em embalagens.
A empresa Tetra Pak, maior fornecedora do mundo de embalagens longa vida, após muitas pesquisas, verificou que a mistura de plástico e alumínio produz um material resistente. Com isso, a empresa começou a pesquisar um meio de prensar e transformar a mistura em placas rígidas. Assim nasceram as primeiras telhas ecológicas.

Testes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) concluíram que o material é mais resistente e permite passagem de calor 30% menor do que telhas de fibrocimento ou amianto. O preço, em média, é 25% menor, facilitando sua inclusão em programas de habitação popular e mutirões. Fabricada por meio de um processo que usa pressão e calor, a telha ecológica tem o mesmo formato das de amianto, mas é mais impermeável, funciona como isolante térmico e acústico, é flexível, mais leve, não acumula fungos e é mais resistente.

Na construção civil, o uso deste tipo de telha pode ser uma saída mais econômica também em termos de estrutura, já que torna mais leve os telhados - cada unidade pesa 13 quilos, metade da telha mais usada. Para produzir dez mil telhas, consome-se 120 toneladas de embalagens longa vida. O Armazém da Natureza, responsável pela coleta seletiva em Jundiaí, recolhe 12 toneladas de embalagens longa vida por mês.
O maior problema ainda é a baixa quantidade de coleta, por isso se você tem essas embalagens em casa, mande para a reciclagem e não mande para o lixo comum. Contribua para esta nova utilização das embalagens.
Conheça a linha de telhas ecológicas aqui.

Nenhum comentário: