sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Temperos


Temperos são uma alternativa saudável para realçar o sabor dos alimentos preparados. Podem ser folhas, sementes, grãos, entre outros. Além de serem saborosos, são ricos em vitaminas e minerais, ajudando na manutenção do organismo.

Alecrim: excelente em pratos com carneiros, sopas, assados, marinados, peixes e frutos do mar, e também em molho de tomate, batatas, couve flor, espinafre, cogumelos, frutas, sucos e pães.

Salsa: utilizada dentro e sobre as comidas. Dá sabor a canapés, sopas, saladas verdes, pães, molhos, carnes, recheios.

Manjericão: conhecido com a “erva do tomate”, pode ser utilizado em recheios, macarrão, arroz, porco, hambúrguer, pão, pato, lagosta, camarão, peixe, vitela, pizza, saladas verdes, sopas, batatas, molho de churrasco.

Tomilho: é usado para temperar carnes, aves e peixes. Pode ser adicionado a pratos com tomate ou queijo também.

Louro: fica bem em molhos, peixes, aves, carnes de panela e arroz. Retire as folhas antes de servir, para não amargar a comida.

Noz moscada: pode ser utilizada em pratos doces, e para realçar o sabor de carnes e legumes. Também pode ser salpicadas em bebidas com leite, quentes ou geladas, frutas, pudins e sopas.

Cravo: use em bebidas, assados de panela, marinados, molhos, picles, sopas. Cravos moídos, podem ser utilizados em bolos temperados, bolos de frutas, pão de gengibre, pudim de ameixa, molhos.

Canela: uma das especiarias mais versáteis e conhecidas. Combina com pratos com maçã, ameixas, cozimento de legumes, chocolate quente, vinho e compotas de frutas. É bastante comum temperar o vinho com canela e toma-lo quente. Usada também no preparo de torrada, pão doce, sopa, chocolate quente, pudim de ameixa, bolinho de maçã, carnes assadas.

Gengibre: usado em picles, caldas, bebidas, molho teriyaki, conservas, chás, não podendo esquecer-se do seu uso indispensável no quentão. Quando moído, é utilizado em molhos, sopas, carneiro, porco, aves, chutney, conservas, saladas. Além de ser uma excelente combinação com outras especiarias.

Nenhum comentário: