terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Post Sugerido: Biodiesel de Mamona


Lançado oficialmente em 2006 no carnaval do Recife, o Biodiesel composto por óleo de mamona se tornou o “garoto propaganda” daquele ano, sendo destaque nas pautas carnavalescas de todo o nordeste, principalmente depois que Ivete Sangalo aderiu ao uso do produto em seu trio elétrico.
“Aceitei imediatamente. Isso permitiu aos participantes dos blocos respirar um ar mais puro durante todo o trajeto do trio. Chega de tanto carbono na cara”, disse a cantora. O biodiesel utilizado pelo trio de Ivete foi fornecido pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, de Ilhéus, Bahia, que vem realizando pesquisas na área há vários anos.
Para este ano, embora não seja no carnaval, a novidade vai ficar por conta do Diesel a partir de cana de açúcar. Isso mesmo, diesel e não biodiesel.
Mas calma,antes de mais nada,  você sabe o que é o Biodiesel?
Então vamos lá:
O que é biodiesel? É um composto feito a partir de gordura vegetal ou animal, que pode ser usado para alimentar motores a diesel.


Qual a base do combustível? Pode-se usar óleos extraídos de soja, semente de girassol, dendê, castanha, buriti e mamona, entre outros vegetais. Há até pesquisas para o aproveitamento de matérias-primas hoje desperdiçadas, como gordura animal, obtida em matadouros, e óleo vegetal já usado em frituras.


Como é produzido o combustível? O óleo cru é e misturado ao álcool anidro (sem água, como é usado nos carros de passeio) ou metanol. Por meio de uma reação química se forma o biodiesel.


O biodiesel é usado puro? Não. Ele é misturado ao óleodiesel derivado de petróleo. Por enquanto, a mistura é opcional, mas será obrigatória no futuro. A partir de janeiro de 2008, todo o diesel comercializado no Brasil deverá conter 2% de biodiesel. O percentual sobe para 5% em 2013.


Quais as vantagens do combustível? Além de mais limpo, o biodiesel pode gerar empregos no campo e diminuir a dependência de petróleo.


Quais os inconvenientes do combustível? O inconveniente maior é o ressecamento das mangueiras de combustível. Em contrapartida, há economia na troca de filtros, já que o biodiesel não forma tanta borra quanto o diesel comum.


Quanto custará ao consumidor? Como a produção do biodiesel ainda é pequena, seu custo é alto. Para ter o mesmo preço do diesel normal, precisará de incentivos governamentais.


Qualquer veículo pode usar o biodiesel? Não, apenas veículos com motor a diesel.
No Brasil de hoje, são caminhões, ônibus, picapes utilitários e jipes.


Há diferença de desempenho nesses veículos? Com uma mistura de 5% de biodiesel, é praticamente impossível notar as diferenças de desempenho do motor em relação ao diesel puro.


O biodiesel é menos poluente? Sim, ele reduz as emissões de gás carbônico e de enxofre. “A principal vantagem do biodiesel é o seu aspecto renovável, além de ser um produto nacional e menos poluente”, explica o professor Florival Carvalho, do laboratório da UFPE. Segundo ele, o combustível não tem enxofre em sua composição e uma menor quantidade de partículas, elementos poluentes.
Algum país já usa o combustível? Sim, a Alemanha e a França já usam.



Post sugerido pela nossa leitora Liége Cypriano, ganhadora da promoção Eco bag Organic Beef. Por aqui, outros posts com o tema virão, para outros temas, opinioes e contato, siga a Liége no twitter: http://twitter.com/liege

Nenhum comentário: