quarta-feira, 17 de março de 2010

Lavando o carro com pouca água

" A partir de 1º de junho, os lavadores de carros que circulam pelos estacionamentos públicos do Distrito Federal terão que fechar a torneira. Um decreto local proibiu o uso de água na atividade. Enquanto o dia não chega, a medida vai produzindo ecos.

O Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados, por exemplo, já anunciou que, daqui para frente, nada de mangueiras. Cada veículo oficial – 77 no total – só poderá desfrutar de 200 ml de água em suas latarias, a cada lavagem. O procedimento convencional joga ralo abaixo 80 litros de água por automóvel."
Via Blog do Greenpeace.


Esta ideia serve para a gente tembém, lavar o carro com a torneira aberta é uma das piores e mais comuns maneiras de desperdiçar água.
Substitua a mangueira por um balde com pano para retirar a sujeira do veículo.
Procure usar um pano macio ou uma esponja para espalhar o shampoo biodegradável para carros e para retirar o produto.

Lave-o na seguinte ordem:
Teto;
Vidros e colunas de portas;
Capô e porta malas;
Laterais: do vidro até local do friso. Isto é mais ou menos a metade da lateral, alinhada com as bordas de paralama. A parte que fica abaixo disso acmula maior sujeira, por isso é feito separado, para estes grãos de sugeira não fazer akeles pequenos riscos circulares sobre o verniz.
Laterais: parte de baixo dos frisos.
Pneus e rodas.

Para secar, deixe o carro sempre na sombra.
Se possível utilize algum produto selante que proteja o carro da poeira, evitando assim ter que lavar com tanta frequência.

Não vamos deixar que luxo se torne desperdício!

Um comentário:

Escolha Gratis disse...

Boa matéria e belo blog, parabéns!