quinta-feira, 15 de julho de 2010

Fim das Sacolas Plásticas

Agora é Lei. Pelo menos no Rio de Janeiro, a partir do dia 16 (sexta-feira) ficará restrito o uso de sacolas plásticas para embalar mercadorias (Lei nº 5.502 de 2009).

No mesmo dia, para garantir que a lei entre em vigor, fiscais da Secretaria do Ambiente irão a supermercados e lojas. Primeiramente as visitas serão educativas e não está prevista a aplicação de multa, que posteriormente poderá chegar a 20 mil reais.

De acordo com o presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro, Aylton Fornari, o comércio vem se adaptando há algum tempo às novas regras.

“Estamos preparados para cumprir essa lei, os mercados vão dar desconto de 3 centavos em cada cinco itens para quem não quiser levar a sacola. E vão disponibilizar outros tipos de sacolas reforçadas, como de lona e ráfia, que possam ser reutilizadas. Isso já vem acontecendo há algum tempo, mas sexta começa a fiscalização da mudança do sistema”, destacou Fornari.

Reação da População

Apesar das boas intenções, algumas falhas na aplicação da lei já começaram a ser apontadas pelos comerciantes que não sabem como proceder diante da situação.

“A gente vai fazer o que for possível, porque o comércio popular utiliza muito esse material. Vai ficar meio apertado o prazo, vamos tentar diminuir, porque não nos apresentaram nenhuma alternativa”, disse Ênio Bittencourt, que representa comerciantes do maior centro de comércio popular da cidade.

O que fazer?

Por aqui no Saudável e Orgânico, a gente dá o maior apoio, mas claro, apresentando uma solução viável. Por isso vamos sortear mais uma EcoBag Organic Beef para que na sua próxima ida ao supermercado você comece dando o exemplo.


O sorteio será na próxima quarta-feira (dia 21/07) e para participar, basta seguir a Organic Beef no twitter e cruzar os dedos!

Anote ai:

Nenhum comentário: