quinta-feira, 27 de maio de 2010

Suas Duvidas Sobre Alimentos Orgânicos

Um fenômeno curioso e que acontece com freqüência em diversas comunidades da internet é o questionamento/ julgamento sobre a qualidade e preços dos Produtos Orgânicos em geral.
Visando esclarecer melhor e até abrir espaço para maiores dúvidas, colocamos aqui as principais dúvidas que surgiram nos últimos dias na internet: 


Por que os produtos orgânicos são mais caros?

Os produtos orgânicos são mais caros por diversos motivos, entre eles:

- Falta de escala para reduzir custos fixos. Calcula-se que 90% dos produtores sejam pequenos agricultores;
- custos extras com certificação;
- cumprimento de uma série de obrigações sociais e legais. Por exemplo: todos os trabalhadores devem ser registrados;

Observamos que cada propriedade orgânica é um verdadeiro campo experimental, onde o produtor aprende dia a dia com seus acertos e erros. Com a evolução e o aumento do consumo de produtos orgânicos, é possível que esses alimentos fiquem mais em conta.



Por que o produto orgânico deve ser certificado?
O selo de certificação de um alimento orgânico fornece ao consumidor mais do que a certeza de estar levando para casa um produto isento de contaminação química. Garante que esse produto é resultado de produção capaz de assegurar qualidade do ambiente natural, do valor nutricional e biológico dos alimentos e também da qualidade de vida para quem vive no campo e nas cidades. O selo garante que todo processo foi verificado.


O que é Carne Orgânica?

Produzida com responsabilidade social e total respeito ao bem estar dos animais e ao meio ambiente, a carne orgânica chega ao consumidor sem qualquer resíduo de substâncias químicas. Todo o processo de produção - a criação dos animais, processamento dos produtos, até a chegada nas gôndolas do supermercado - é rastreado e auditado, garantindo confiabilidade e transparência para os consumidores.


E para quem se interessou mais neste item, maiores informações sobre o processo de criação dos gados pode ser encontrado neste link

Nenhum comentário: