quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Uma costela pra toda a família

Imagine uma carne suculenta, macia e leve, que solta do osso e derrete na boca. Agora, você acredita que essa mesma carne é considerada, por muita gente, um corte do boi pesado e difícil de ser preparado? É o caso da costela.

Poucas pessoas sabem, mas quando feita da maneira correta, esse corte fica muito mais leve do que conhecemos. Assada, grande parte da sua gordura derrete lentamente, dando sabor a carne e deixando-a no ponto certo.  

Usando a Costela Swift Orgânico, você alcança um resultado bacana e ainda contribui para a sustentabilidade do planeta. É um corte ideal para se preparar em um domingo, com toda a família reunida em volta da mesa. Tem como ficar mais gostoso?    

Costela assada ao vinho tinto e batatas tostadas

Ingredientes:
- 1 Costela Swift Orgânico (aprox. 1,5 kg)
- 1 garrafa de vinho tinto de boa qualidade
- ½ maço de alecrim
- 3 cebolas grandes
- 6 dentes de alho
- 500 g de batata bolinha
- Azeite de oliva extravirgem a gosto
- Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Sal a gosto

Modo de preparo:
Um dos grandes trunfos desse prato é que, depois de montado, ele fica pronto praticamente sozinho. Comece cortando as cebolas em pedaços médios e as espalhe sobre uma assadeira, cobrindo seu fundo. Esmague os dentes de alho e ainda com a casca, junte-os à cebola. Esfregue os galhos de alecrim entre as mãos para liberar seu aroma e os espalhe sobre as cebolas. Essa “cama” de cebolas, alho e alecrim irá dar sabor e perfume a carne, além de garantir que ela não fique em contato direto com a assadeira e grude nela.
Tempere as tiras da Costela Swift Orgânico com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto e as acomode na assadeira. Junte o vinho, cubra com papel alumínio e leve ao forno a 160 graus por 4 horas.

Quando a costela estiver quase pronta, cozinhe as batatas-bolinhas em água fervente até que estejam macias. Depois de escorridas, corte-as ao meio e em uma frigideira aquecida com azeite de oliva extravirgem frite-as até ficarem douradas e crocantes.
Depois de assada, a carne da costela vai soltar naturalmente do osso. Com cuidado, transfira para uma assadeira, servindo na mesma hora junto das batatas crocantes.   


Nenhum comentário: