sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Rosbife: quem não suspira com ele?

Seja na mesa, acompanhado por uma linda salada de batata, ou dentro do sanduíche, compondo o nacionalmente famoso Bauru, todo mundo já provou esse assado preparado de forma simples, mas com um sabor que torna vivas as refeições.
O rosbife, na verdade, é um prato típico da culinária inglesa, servido tradicionalmente no almoço de domingo com batatas assadas. Pode ser preparado tanto com lagarto, como com contrafilé e, apesar de ficar certo tempo no forno, é bem fácil de ser feito.
Na receita dessa semana vamos usar o Contrafilé Swift Orgânico, um corte com uma pequena capa de gordura e extremamente macio. Como ele é assado, grande parte da gordura da carne vai derreter durante o cozimento, resultando em uma refeição mais leve, de fácil digestão e sem tantas calorias. Tudo de bom, não é?     

Rosbife
(para quatro pessoas)

Ingredientes:
- 1 Contrafilé Swift Orgânico (1,5 kg)
- 3 colheres de azeite de oliva extravirgem 
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto moída na hora

Modo de preparo:

Como dissemos acima, o rosbife á um prato simples de ser preparado; porém, leva algum tempo no forno pra ficar no ponto certo.

Comece aquecendo uma frigideira grande com o azeite de oliva extravirgem. Quando estiver bem quente, tempere a carne com sal, pimenta do reino moída na hora e sele (ou seja, frite rapidamente) todos os lados da carne. Isso vai garantir que, quando ela for assada, todos os seus sucos naturais fiquem dentro da peça. 
Quando todos os lados estiverem dourados, coloque-a sobre uma assadeira untada com azeite de oliva extravirgem e leve ao forno a 180 graus, por 30 minutos.
É importante que você acompanhe de perto o cozimento da carne, virando-a ocasionalmente na assadeira quando perceber que o lado que está em contato com a assadeira está dourado.  Isso vai garantir que a carne cozinhe por igual e que fique com sua característica coloração rosada no interior.
Após os 30 minutos de forno, deixe a carne esfriar por 5 minutos antes de cortar, o que garante que todos os sucos naturais dentro dela voltem pro lugar. Isso resulta em fatias mais macias e suculentas.
Corte o rosbife usando uma faca bem afiada e sirva com o acompanhamento que preferir. 


Nenhum comentário: