terça-feira, 19 de abril de 2011

Eco Bar



Em um país onde o governo consegue recolher apenas 50% do lixo produzido, ações que incentivem a conscientização e sustentabilidade são de extrema importância. Exemplo disso é o 365 Eco Bar, na Indonésia, que tem quase toda a sua estrutura feita de materiais reciclados.

O bar foi ideia de cinco indonésios comprometidos com as causas ambientais, que há pouco mais de um ano criaram um bar com o intuito de conscientizar os clientes sobre os impactos do aquecimento global.

Logo na entrada do bar existe uma contagem regressiva que mostra quantos dias faltam para acabar o ano, com o intuito de incentivar as pessoas a pensarem no futuro. “Pretendemos que as pessoas se perguntem o que vão fazer no tempo que resta para cuidar do planeta”, explicou , Wahyu Ananto, um dos donos do bar.

A reciclagem e reutilização estão presentes em todos os ambientes do estabelecimento. A base da estrutura são contêineres que outrora foram usados para transportar mercadorias em grandes navios. O aço, usado para sustentar o telhado, foi reaproveitado de um hotel demolido e até mesmo os desenhos que dão vida ao local foram cuidadosamente escolhidos e feitos por artistas preocupados e engajados com as causas ambientais.

Os bancos deram lugar às caixas de refrigerante, ao invés de lâmpadas a iluminação é feita com garrafas reaproveitadas e a mesa do DJ foi feita em um tanque que antes era usado por uma empresa petrolífera.



A ideia teve resultados tão positivos, que os donos esperam abrir um novo bar do estilo em Bali, um dos principais destinos turísticos do mundo. Demais!

Nenhum comentário: