quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Câmara vota fim de sacola plástica


Se tudo ocorrer como o previsto, hoje deverá ser votado o projeto de lei proposto pelo vereador Carlos Bezerra Junior, que vetará a distribuição de sacolas plásticas no comércio da capital paulista em um prazo de até quatro anos.

O projeto ainda estipula que supermercados e padarias, por exemplo, que desejarem manter a oferta deverão discriminar o valor pago pelo produto na nota fiscal da compra.

A medida visa não apenas informar, como também conscientizar a população que as sacolas não são distribuídas gratuitamente pelos estabelecimentos e que esse desconhecimento colabora para o uso indiscriminado, consequentemente colaborando para a degradação do meio ambiente, uma vez que cada sacola plástica demora 400 anos para se decompor.

E a lixeira lá de casa, como fica?

A sacolinha pode até se adaptar bem ao seu lixinho de cozinha, mas em breve todos terão de rever um antigo amigo, o saco de lixo tradicional, aquele pretinho. Segundo Maurício Waldman, especialista em resíduos sólidos e professor da Unicamp, o saco preto é melhor para o meio ambiente, pois é feito de plástico reciclado entre quatro e seis vezes.

 “A sacolinha do supermercado é nova e tem seu custo ambiental de produção, como os resíduos do petróleo. O ideal é que as pessoas usem sacolas reutilizáveis e produzam menos resíduos”- afirma.

E aí? Está pronto para a mudança de hábito?


Fonte: Jornal Agora

Nenhum comentário: