quarta-feira, 23 de junho de 2010

Festival Sustentável em Itu


O SWU (Stars With U) Music and Arts Festival é o grande marco de celebração do movimento. Uma experiência memorável que vai combinar música e arte nos dias 9, 10 e 11 de outubro na Fazenda Maeda, localizada no município de Itu, a cerca de 70 km de São Paulo.
 Organizado pelo grupo publicitário Totalcom e a produtora The Groove Concept, que esteve por trás do festival Maquinária no ano passado, o SWU tem metas ambiciosas. Estima-se um público de 300 mil pessoas ao longo dos três dias. Segundo informações oficiais, serão 60 bandas num line-up que se organizará em dois palcos e duas tendas. O festival contará com área de camping para aproximadamente 8 mil barracas.
Mas e ai? Onde entra a sustentabilidade?
Pois então. Uma das características que diferencia o SWU dos demais festivais é o fato do evento abrir espaço para essa discussão sobre o meio ambiente e sustentabilidade. O movimento trará para os seus participantes, ao longo dos três dias de duração do evento, o Fórum Sustentável, palco onde especialistas, pensadores, políticos, empresários e representantes de entidades não governamentais discutirão com o público alguns dos principais temas da sustentabilidade no século 21.
Porém, é preciso observar esse tipo de posicionamento com um pouco de cautela. Uma declaração de Alex Turner, vocalista do Arctic Monkeys, problematiza de forma consciente: "a última coisa que o mundo precisa é de bandas viajando para festivais ao redor do mundo em aviões a jato". Restam algumas perguntas sem resposta sobre o tamanho da pegada de carbono que o SWU vai deixar para trás. É pagar para ver.
Enquanto isso dê uma olhadinha na apresentação do festival que já está rolando na rede:

Nenhum comentário: