quarta-feira, 28 de abril de 2010

Não consegue parar de Fumar?

Pode começar a culpar seus genes! Segundo um artigo publicado recentemente na revista Nature Genetics , três estudos realizados entre em média 140 mil pessoas revelaram 3 mutações genéticas associadas ao aumento no numero de cigarros fumados por dia e à probabilidade de uma pessoa  começar a fumar ou largar o vicio.
Estudos anteriores já haviam revelado uma alteração comum no código genético ligada ao vicio em nicotina e ao risco de câncer de pulmão. E neste novo estudo, além de confirmar essas descobertas, ainda aponta mais duas variantes genéticas  que parecem aumentar o consumo de cigarros.
Segundo os pesquisadores, cada cópia das variantes foi associada com um pequeno aumento no consumo- de aproximadamente metade de um cigarro por dia, além de um aumento de 10% no risco de câncer de pulmão.
“O tabagismo é ruim para a saúde de todos. Entretanto é ainda pior para alguns, e nossas descobertas continuam a fortalecer nossa capacidade de identificar quem são essas pessoas e de dar a elas uma razão convincente para deixar de fumar”, disse a pesquisadora Kari Stefansson.

Nenhum comentário: